Siga nas redes sociais

Search

4 cuidados com a saúde mental de colaboradores

Foto: RosZie/Pixabay
Foto: RosZie/Pixabay

O ano de 2024 começou e junto com ele inicia-se a campanha Janeiro Branco. Por meio da conscientização, a iniciativa visa alertar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental e, desse modo, prevenir doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e burnout, efemeridades que atingem 1 a cada 4 pessoas no Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. 

De olho nesse cenário e mantendo a preocupação com a saúde dos colaboradores no ambiente de trabalho, empresas listam cuidados que podem cruciais para o bem-estar dos funcionários:

1. Cuidado integral e acesso à informação

Com o objetivo de desenvolver um ambiente que leva em consideração o cuidado integral dos colaboradores, a Adeste, empresa que transforma subprodutos de origem animal em grandes negócios, lançou, em 2018, o programa Vida e Prazer de Viver.

A iniciativa tem como propósito levar informações sobre saúde e bem-estar aos colaboradores por meio de palestras, sensibilizações e ativações internas. Em 2020, a companhia anunciou uma parceria com a IMND,  plataforma online que é referência em saúde mental, para que os funcionários tivessem acesso a sessões de terapia.

A iniciativa, que se mantém ainda hoje, fornece as primeiras 10 sessões de forma gratuita aos colaboradores, que podem utilizar o serviço conforme demanda pessoal.

Investir em programas de acesso à informação e à saúde mental é fundamental dentro das grandes organizações. Afinal, isso reforça o compromisso das empresas com o bem-estar dos colaboradores”, afirma Cristina Amorim, CHRO da Adeste.

2. Invista em um ambiente socialmente seguro

Para Pam Stracke, CEO e cofundadora da KIWI, uma empresa de consultoria e treinamento humanizada que produz soluções em educação corporativa, inclusão, equidade, diversidade e auxilia outros negócios a avançarem em pautas ESG, as companhias possuem um papel fundamental na busca pelo equilíbrio entre a vida pessoal e profissional do colaborador:

É por meio do envolvimento das empresas que é possível criar um ambiente de trabalho mais justo e produtivo. Investir em um ambiente socialmente seguro e saudável não só beneficia e valoriza os trabalhadores, com um ambiente mais positivo e apoiador, como também traz o aumento de produtividade e retenção de talentos. Além disso, ajuda a criar uma cultura de respeito e apoio mútuos”.

3 – Lideranças saudáveis, geram equipes produtivas

Carine Roos, especialista em Gênero pela London School of Economics and Political Science – LSE e CEO da Newa, empresa de impacto social, destaca que a saúde mental da liderança influencia significativamente a da equipe.

Por isso, é muito importante que os que estão na linha de frente das corporações também cuidem do seu bem-estar emocional. Já que com agendas lotadas, metas desafiadoras e pouco tempo para descanso, muitas vezes não encontram momentos para se dedicar a si próprio.

Investir em prevenção é mais eficaz para as organizações porque líderes saudáveis conduzem times engajados e bem-sucedidos”, complementa.

4 – Programas de saúde mental são a chave para um ambiente mais saudável

Tatiana Pimenta, fundadora e CEO da Vittude, referência no desenvolvimento e gestão estratégica de programas de saúde mental para empresas, destaca a importância de as corporações investirem em iniciativas que promovam o bem-estar da equipe de maneira contínua. Ela ressalta que é crucial monitorar os resultados para garantir o sucesso desses programas:

Quando abordamos a saúde mental, é essencial reconhecer o papel significativo que as empresas desempenham no bem-estar de seus colaboradores. Por esse motivo, na Vittude, estamos comprometidos em liderar o movimento nas corporações, oferecendo soluções cada vez mais acessíveis e eficazes. Nosso objetivo é alcançar mais empresas, contribuindo para a criação de ambientes de trabalho mais saudáveis. Como costumo dizer, sem saúde mental, não há futuro no trabalho“.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail