Siga nas redes sociais

Search

6 empresas tornam SP mais sustentável e inteligente

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

No dia 25 de janeiro, São Paulo comemora seus 470 anos, com muita história e avanços tecnológicos. Segundo uma pesquisa realizada pelo censo do IBGE, a capital conta com cerca de 12,3 milhões de habitantes e é a maior e mais populosa cidade da América Latina.

Além disso, segundo um ranking fornecido pela Connected Smart Cities, que apontou as 100 cidades mais tecnológicas do país, São Paulo é a terceira cidade mais inteligente e conectada do Brasil. Com isso, destaca-se o papel de incentivo das startups ao desenvolvimento das tecnologias inovadoras, a fim de melhorar a qualidade de vida da população, tornando-a mais sustentável e automatizada. Confira abaixo algumas iniciativas de empresas que têm tornado a cidade paulista referência em smart city:

Ibrawork

Fundado por Thomas Law, o Ibrawork é um hub de inovação aberta com foco em smart cities que realiza programas como open innovation, eventos e competições em diversas áreas, promovendo a internacionalização de startups brasileiras. Além disso, abre seu espaço de eventos em São Paulo para parceiros que compartilham o mesmo propósito de fomentar a inovação e o avanço nos campos jurídico, empresarial e de cidades inteligentes. Ano passado, realizou o 2º Congresso Internacional de ESG para Cidades, que teve como objetivo ampliar discussões sobre as práticas de ESG no Brasil.

Cittamobi
Fundada em 2014, a Cittamobi é uma empresa brasileira referência em mobilidade urbana que auxilia passageiros a melhorar experiência na utilização do transporte público, promovendo cidades inteligentes e sustentáveis. Por meio dos aplicativos Cittamobi e Cittamobi Acessibilidade, a empresa conecta operadores, usuários e órgãos gestores fornecendo informações em tempo real sobre horários, itinerários, localização dos veículos, atualizações do sistema, meios de pagamento, dentre outros recursos. Até o momento tem mais de 25 milhões de downloads nas mais de 330 cidades que atua.

Vila 11

A Vila 11 é uma empresa brasileira referência em empreendimentos multifamily que profissionaliza e simplifica o aluguel de apartamentos modernos, funcionais e semimobiliados nas principais regiões de São Paulo. Assim, desenvolve, administra e opera residências, oferecendo processos sem burocracia e seguros com total suporte aos moradores. Um dos diferenciais dos empreendimentos de Vila 11 são as estações de carregamento elétrico, localizadas nos estacionamentos comuns, permitindo que os moradores carreguem os veículos de maneira adequada, eliminando a necessidade de procurar estações públicas de carregamento.

Noah

Fundada no final de 2019, a Noah surgiu com o propósito de transformar o mercado de construção civil no Brasil, além de aproximar as pessoas dos benefícios e do bem-estar proporcionados pela madeira. A partir do Wood Building Design, combinação da fabricação digital através do BIM em todo o processo construtivo para empreendimentos premium feitos em CLT e Glulam, a empresa promove benefícios econômicos e sustentáveis para todo o ecossistema do negócio de maneira inovadora e inédita no Brasil. Além disso, ela proporciona velocidade e industrialização para a construção civil, a partir de processos inovadores que garantem maior escalabilidade, precisão e design.

PicDoc

A PicDoc é uma empresa de Teleconsulta que conecta profissionais da saúde a pacientes de todo o Brasil para a realização de consulta on-line por chamada de vídeo. Encontrando os médicos dos hospitais mais renomados do país, a plataforma tem como diferencial a não exigência de agendamento, além de uma forma de pagamento diferenciada, em que o paciente define o valor da consulta, sem a cobrança de taxas ou mensalidades. O sistema funciona em tempo integral e foi pensado para democratizar a saúde e levar consulta para todos os lugares. A empresa foi acelerada pelo InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de startups da América Latina e, desde então, vem apresentando crescimento consistente. Somente durante o mês de sua graduação, dezembro de 2023, alcançou aumento de 130% de sua receita em relação ao mês anterior.

emnify

Fundada no ano de 2014 na Alemanha por Frank Stocker (CEO), Martin Giess (CTO) e Alexander Schebler, a emnify foi criada com o objetivo de ajudar as empresas de tecnologia a embarcarem conectividade M2M/IoT a qualquer dispositivo e gerenciarem de forma integrada por meio de uma solução baseada em nuvem, acessível de qualquer local e em larga escala. Com um único SIM Card, é possível criar produtos escaláveis e resilientes que podem se conectar com diferentes redes celulares em todas as regiões do mundo. Assim, as empresas conseguem controlar, monitorar e automatizar os dispositivos IoT em uma única plataforma.       

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail