Siga nas redes sociais

Search

7 dicas para as empresas desenvolverem um plano estratégico para sua marca

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) cerca de 60% das empresas brasileiras vão à falência e fecham nos primeiros cinco anos. A falta de um planejamento estratégico que engloba não somente questões financeiras, mas também gestão das marcas, é apontado como um dos principais motivos. 

Para Ciro Rocha, CEO e Sócio-Fundador da Enredo, empresa de inovação especializada na transformação de negócios, para que os empreendedores conquistem espaço e relevância em seus mercados de atuação, é preciso ter clareza do propósito da marca.

“Tudo começa por um vasto estudo de pilares e propósito de marca. Tendo isso claro, o próximo passo é mapear todos os inúmeros pontos de contato do seu consumidor e segmentar a mensagem correta com o enredo certo de acordo com cada canal”, afirma.

O empreendedor ainda reforça que de nada adianta ter uma boa história se ela é contada de forma longa num espaço curto ou se o “timing” da narrativa é perdido. Por isso, Ciro elencou sete pontos essenciais para que as empresas possam desenvolver um plano mais estratégico para sua marca. Confira:


1 – Seja ousado e faça testes:  Uma vez mapeado os pontos de contato com o seu consumidor, é fundamental fazer inúmeras variações da mesma mensagem. Faça testes e aprenda o que mais engaja o seu cliente e o que ele curte menos. Assim, você cria uma matriz de mensagem por canal, priorizando os melhores formatos que performam e irão te trazer o real resultado.


2 – Utilize indicadores de desempenho: Existem inúmeros indicadores que vão desde os mais diretos como uma pesquisa de “Brand lift” onde é avaliado o reconhecimento e atributos da marca pré e pós ação de marketing, até os mais indiretos como o próprio indicador de aumento de vendas que terá total impacto no processo de branding. Escolha o que for melhor para a sua estratégia.


3 – Ouça também os seus colaboradores: Um outro indicador que poucas pessoas falam é o nível de satisfação interna dos colaboradores (NPS interno). Sempre que um processo de branding é feito respeitando e escutando a cultura e valores de seus colaboradores, a empresa aumenta a saúde interna e, consequentemente, vira local mais desejado de se trabalhar e com um turnover (rotação de equipe) menor.


4 – Seja autêntico: Para se destacar é fundamental ter uma narrativa autêntica. De nada adianta uma empresa falar sobre ESG, por exemplo, e não ter como comprovar sua real prática e dedicação.


5 – Foque na jornada do cliente: Desde o topo do funil (awareness de marca), você precisa deixar claro o que representa a marca, explicando os diferenciais sem prejudicar sua imagem, tomando cuidado para não apresentar proposta fora da realidade. É nas promoções relâmpago que muitas vezes o marketeiro acaba ofertando o seu produto de forma equivocada e perde toda credibilidade que construiu nos outros momentos de jornada.  Seja consistente e foque em fidelizar no longo prazo.


6 – Utilize Inteligência Artificial como uma aliada na comunicação humanizada: A utilização de chatbot e IA é fundamental para ganhar em escala, mas nada ganha de uma comunicação one on one bem feita. Já a tecnologia de Big Data (gestão por dados integrados) te ajudará a ter maior agilidade na hora de produzir suas mensagens de comunicação e ter o poder rápido de atuar frente a riscos que possam aparecer na sua empresa. Além disso, Programas de CRM (Customer Relationship Management, programas de fidelização ao cliente) bem-feitos, unificando dados internos com um approach mais humano é a equação perfeita para fidelizar seu cliente e construir uma real love brand (marca apaixonante). 


7 – Faça revisões e ajustes contínuos: O plano macro de uma marca pensando em seus atributos, pilares de comunicação, arquétipo e valores é algo que pode ser revisado anualmente. Porém, ajustes no tom de voz e forma de se posicionar perante a temas cotidianos que impactam sua marca precisam ser revisitados mensalmente. Isso não quer dizer que você precisa revisar o tom de voz de toda marca, mas sim identificar palavras que melhor funcionam dentro do ecossistema da sua persona. Ícones e detalhes que ajudam na hora de responder uma reclamação, o que requer um trabalho constante do time completo – de marketing a vendas e  pós-vendas. 

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail