Siga nas redes sociais

Search

4 tendências de IA que irão moldar o consumo no Brasil

Walter hildebrandi Zendesk
Foto: divulgação

Por Walter Hildebrandi, diretor de tecnologia da Zendesk para a América Latina.

Uma expectativa que percebo nos meus encontros com líderes de experiência do cliente (CX) é sobre como integrar a Inteligência Artificial (IA) no atendimento para oferecer experiências personalizadas, ágeis e interativas ao consumidor.

Não por coincidência, essa preocupação também apareceu na sexta edição do relatório feito pela Zendesk sobre Tendências da Experiência do Cliente, o CX Trends 2024, que compilou entrevistas com 2.818 consumidores e 4.441 gestores de CX, agentes e compradores de tecnologia de 20 países.

Em um mundo cada vez mais digitalizado, e em um país que tem sede de inovação, como o Brasil, o avanço das técnicas de interação com o cliente passa necessariamente pela IA, oferecendo o que chamamos de “experiências inteligentes”.

Se os gestores de negócios compreenderem esse conceito e conseguirem implementá-lo corretamente, 2024 tem tudo para ser “o ano” dessa nova era inteligente.

Mas quais são as principais tendências apresentadas pelo relatório?

1. IA generativa vai impulsionar o atendimento humanizado

Pode parecer contraditório, mas a verdade é que a IA generativa está avançando a passos tão largos que se tornará imprescindível na entrega ao cliente de uma jornada mais humanizada, pessoal e interativa, sem deixar de lado a melhora nos resultados empresariais.

Segundo o CX Trends 2024, 79% dos líderes de CX no Brasil afirmam que a IA generativa está reformulando toda a experiência do cliente e 66% já começaram a experimentar ou implementar essa nova tecnologia, que também tem sido usada para personalizar contatos em diversos pontos da jornada do consumidor.

2. Chatbots se transformam em agentes digitais completos

É esperado que os chatbots evoluam tanto a ponto de se tornarem agentes de atendimento digitais capazes de realizar uma ampla variedade de tarefas, aliviando a carga de trabalho, principalmente aquelas tarefas mais repetitivas e de baixo valor agregado, dos agentes humanos de atendimento.

No Brasil, 65% dos líderes de CX estão otimistas de que seus bots alcançarão este nível de performance dentro de um ano. E outros 82% afirmam que essa mudança refletirá diretamente na identidade da marca, que será capaz de criar conexões emocionais com os seus clientes.

3. Descompasso entre líderes de CX e agentes sobre o uso da IA

O rápido avanço no uso da IA está refletindo na relação entre os gestores de CX e seus agentes de suporte.

Enquanto os líderes estão animados com todas as oportunidades que a IA generativa traz para a experiência do cliente, os agentes sentem falta de mais treinamento, e 41% temem pela substituição de seus empregos por máquinas.

A solução para esse impasse está em oferecer treinamentos abrangentes de IA e ferramentas efetivas para que o time de suporte compreenda o novo papel que terão com a chegada da IA.

4. Transparência e a tomada de decisões em IA serão uma regra, e não uma exceção

O crescimento da aplicação da IA pelas empresas, especialmente da IA generativa, provocou também o aumento das considerações éticas.

Tanto as empresas quanto os consumidores querem ter transparência sobre a coleta, armazenamento e uso de suas informações pela IA, especialmente no que diz respeito à tomada de decisões.

As pessoas querem compreender a lógica por trás da nova tecnologia, como seus dados moldam os modelos e as decisões tomadas a partir deles.

Essa clareza será um fator crucial para a manutenção da confiança dos consumidores e a reputação das marcas, uma vez que 78% delas dizem que a falta de transparência resultará na perda de clientes.

Não há dúvidas de que a Inteligência Artificial acelerou o ritmo das mudanças em CX e tornou-se uma força que está remodelando toda essa indústria.

Para os líderes, integrar estrategicamente a IA nas experiências de atendimento não é mais opcional, mas fundamental.

A IA permite a personalização em escala, a automação de tarefas repetitivas e a resolução proativa de problemas, deixando o caminho livre para que as experiências excepcionais e personalizadas aconteçam.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail