Siga nas redes sociais

Search

Empresário estratégico: como garantir mais produtividade e lucro

Marcos Freitas, CEO e fundador do Grupo Seja Alta Performance
Foto: divulgação

Por Marcos Freitas, palestrante, escritor best-seller e fundador do Grupo Seja AP.

Tem muito empresário que em vez de focar no âmbito estratégico do negócio está brincando de ser o melhor funcionário da empresa.

Esse tipo de comportamento é polêmico, porém comum dentro de várias organizações. Atitudes assim podem representar apenas uma fase para alguns empreendedores que, definitivamente, não deve se estender.

A função de um gestor é pensar nos próximos passos do negócio. Ou seja, avaliar possibilidades para se tornar mais rentável, como por exemplo, medidas para escalar o produto ou serviço e expandir e vender mais. No entanto, muitos estão mais preocupados com funções operacionais e em ter uma agenda lotada das 7h às 20h.

Diante disso, lanço a reflexão: se não está pensando em criar oportunidades para alavancar a empresa, quem vai fazer isso? É função do empresário pensar de forma estratégica. O ideal é assumir a cadeira e avaliar quais são as atividades que ocupam a sua agenda hoje, qual delas somente você pode fazer e quais podem trazer mais resultados para o negócio.

Avalie, reflita e coloque os planos em prática. A operação é cativante e garante mais autoridade e produtividade para o dia a dia.

Para incentivar e aplicar o pensamento estratégico, é necessário sair da zona de conforto, identificar e corrigir pontos fracos, incentivar uma visão de futuro, aproveitar ao máximo a capacidade dos colaboradores, delegar demandas, focar nas soluções e não nos problemas, exercitar a gestão eficiente do tempo de trabalho e analisar tendências.

Trata-se de estímulos diários fundamentais para o crescimento de um negócio e que vão ajudar no processo de desenvolvimento estratégico, além de aperfeiçoar o trabalho de todo o time.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail