Siga nas redes sociais

Search
marketplace
Foto: Cottonbro Studio/Pexels

Como a IA pode ajudar a personalizar vendas no marketplace

A inteligência artificial (IA) se mostra como um grande aliado dos vendedores, ajudando a oferecer experiências de compra genuinamente personalizadas.

Segundo o estudo mais recente da Ebit/Nielsen, 75% das empresas de e-commerce do Brasil já utilizam algum tipo de tecnologia baseada em IA.

Na atual evolução do marketplace, a personalização surgiu como uma ferramenta indispensável para atrair os consumidores e diferenciar as marcas

Rodrigo Garcia, diretor da Petina Soluções Digitais, startup especializada em gestão de vendas online via marketplaces, acredita que a personalização é fundamental para se destacar em meio à concorrência acirrada dentro dos marketplaces.

“E, por meio do recursos de IA, os vendedores podem analisar dados em escala massiva e identificar padrões de comportamento do consumidor, permitindo a criação de ofertas e recomendações sob medida para cada cliente”.

Essas ferramentas possibilitam uma compreensão mais profunda dos gostos, preferências e histórico de compra de cada cliente, tornando possível oferecer produtos relevantes no momento certo e através do canal mais adequado.

Além disso, as tecnologias de IA podem automatizar o processo de personalização, garantindo uma experiência consistente e eficiente em larga escala.

IA e fidelização do cliente

De acordo Garcia, a personalização impulsionada pela Inteligência Artificial não se limita apenas à seleção de produtos, mas também se estende à otimização da jornada do cliente.

“Com a IA, os vendedores podem criar jornadas de compra personalizadas, desde a descoberta até o pós-venda, aumentando a satisfação do cliente e incentivando a fidelidade à marca”.
Vantagens de aderir aos recursos de IA

Para o executivo, a ferramenta tem potencial para fazer análises de cruzamento de dados, pois ela pode ser utilizada para criar interações em chats, como no caso do ChatGPT, ou para realizar tarefas específicas, como comparar preços entre dois links e em outros sites, apresentando os resultados em uma tabela do Excel.

Ainda na avaliação do executivo, a IA é capaz de coletar informações de preços em diversos sites, permitindo identificar variações de preço de maneira ágil.

“Portanto, a automação do atendimento ao cliente por meio da IA pode melhorar significativamente a experiência do cliente e aumentar a satisfação. A inteligência artificial não está apenas revolucionando o varejo online, mas também redefine a relação entre vendedores e consumidores. Ao oferecer uma personalização precisa e relevante, estamos construindo um novo tipo de experiência que vai fidelizar cada vez mais clientes”, finaliza.

Compartilhe o conteúdo

Leia também

Empresa divulga nova marca e quer dobrar faturamento

Lucas rodrigues Clipping CACD

A importância da IA nos índices de aprovação em concursos públicos

Monica-Ferreira

Como driblar a escassez de mão de obra em TI?  

Receba notícias no seu e-mail