Siga nas redes sociais

Search

5 tendências para a área de benefícios corporativos

benefícios corporativos
Foto: Paulo Liebert, Jade Scarlato, divulgação

O número de empresas brasileiras que planejam contratar funcionários no primeiro trimestre subiu de 42%, em 2023, para 48%, neste ano, segundo levantamento feito pelo ManpowerGroup.

Oferecer diversidade nos benefícios corporativos se tornou uma ferramenta importante para atrair e reter talentos, driblando também a concorrência em determinadas vagas.

Mesmo com cenário otimista, os profissionais não estão satisfeitos com os benefícios oferecidos pelas empresas, de acordo com pesquisa da plataforma de impacto social Betterfly, que entrevistou mais de 3 mil colaboradores em 6 países da América Latina, inclusive o Brasil.

Segundo o levantamento, 67% dos profissionais afirmam que não estão felizes com as opções já oferecidas por suas empresas atuais, mostrando que existem boas oportunidades para as empresas conhecerem mais benefícios e expandirem seu leque de possibilidades em 2024.

Listamos abaixo algumas soluções que toda empresa deve conhecer para se inspirar e destacar em 2024:

1. Auxílio para a compra de medicamentos e análise de dados para tomada de decisão dos líderes

Ir além do plano de saúde e oferecer auxílio para medicamentos e tratamentos de saúde estão entre as tendências e buscas para 2024. A Funcional Health Tech, por exemplo, é uma empresa pioneira e líder em programas de acesso, adesão e em data driven care no Brasil, e ampliou sua atuação no mercado de benefícios corporativos em 2023 com o lançamento do Funcional Multi, solução que centraliza múltiplas modalidades de benefícios em um único cartão, resolvendo algumas das principais dores do RH.

O Funcional Multi é a única solução do mercado de cartão de benefícios conectado ao benefício farmácia, que oferece descontos e subsídios na compra de medicamentos, além de centralizar outras modalidades de benefícios, alimentação, refeição, mobilidade, premiação, em um único cartão.

O Multi disponibiliza para as empresas, ainda, inteligência de dados e insights com informações em um dashboard sobre a saúde dos funcionários, possibilitando personalizar programas de saúde e atender às necessidades individuais, com uma atuação estratégica.

2. Acesso à educação de qualidade e soluções que aumentam o engajamento dos colaboradores por meio de IA e chat

Com a missão de democratizar a educação de qualidade e otimizar os processos operacionais das organizações por meio do WhatsApp e do Instagram, a ChatClass é a startup pioneira em educação conversacional com uso de inteligência artificial. Sediada em São Paulo, foi fundada em 2014 pelo cientista da computação alemão Jan Krutzinna.

Além do ensino de inglês, a ChatClass apresenta soluções para promover treinamentos internos, trilhas de aprendizado, pesquisas e-NPS e pílulas de conhecimento para aumentar o engajamento e fortalecer a comunicação das empresas com os colaboradores, ferramentas como essas estarão em destaque durante o ano.

3. Cultura voltada para o desenvolvimento e crescimento

Criar uma cultura forte voltada para o desenvolvimento dos colaboradores ganhando cada vez mais espaço nas empresas. Para Pam Stracke, CEO e cofundadora da Kiwi, empresa de consultoria e treinamento humanizado que produz soluções em educação corporativa, resolução de problemas complexos e que auxilia outras companhias a avançarem em pautas sustentáveis, essa é a grande aposta para 2024 e, assim, transformar negócios.

Há quase dois anos no mercado, a Kiwi, por meio de uma metodologia própria e baseada em aplicar a sustentabilidade e otimização das relações humanas, tem um olhar cuidadoso para com cada envolvido nos projetos que desenvolve e participa. Na sua trajetória, a empresa já criou mais de 30 projetos customizados, respeitando o tempo e o processo de cada cliente. Além disso, atuou com mais de 10 organizações, entre elas a Amanco Wavin, com quem desenvolve a trilha de liderança feminina “Lidere como uma mulher”, Wickbold, JBS, TNC e outras.

4. Parceria para o desenvolvimento de tecnologia social e projetos de ESG

Para abordar assuntos em alta como sustentabilidade e benefícios sociais existem Organizações da Sociedade Civil como a Parceiros Voluntários (PV), que desenvolvem tecnologias sociais e se tornaram grandes aliadas das empresas, produzindo soluções personalizadas para atender as políticas ESG desses parceiros.

Por meio da cocriação de projetos e recursos customizados, a PV visa o desenvolvimento social sustentável para empresas, escolas, órgãos governamentais, organizações da sociedade civil e indivíduos que desejam exercer a cidadania. Para cada público são desenvolvidas diferentes soluções, visando o fortalecimento do tecido social. A PV oferece diferentes soluções há 27 anos, sempre visando o fortalecimento do tecido social e, até o momento, já beneficiou mais de 9 milhões de pessoas e, atualmente, conta com projetos em todo o Brasil, Colômbia e Peru.

5. Saúde mental como estratégia da empresa

De acordo com a OMS, globalmente, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão e mais de 260 milhões vivem com transtornos de ansiedade. Os gastos relacionados a quadros de transtornos mentais custarão à economia mundial 6 trilhões de dólares até 2030, de acordo com o Fórum Econômico Mundial.

Focada em promover o bem-estar no ambiente corporativo, a Vittude, referência no desenvolvimento e gestão estratégica de programas de saúde mental para empresas, sendo a parceira estratégica dos maiores empregadores do Brasil.

Com um ecossistema de soluções inteligentes em saúde mental, que desenvolve projetos apoiados em 4 pilares: diagnóstico, educação, clínica e inteligência, vai além de investir em programas de conscientização e monitoramento da saúde dos colaboradores.

A empresa também oferece serviços que funcionam como benefício corporativo de saúde e bem-estar, no qual as empresas pagam um valor fixo mensal por colaborador para que eles tenham acesso, por um valor reduzido, à rede de psicólogos da Vittude.

As consultas podem ser realizadas de forma presencial ou online, possibilitando que funcionários que moram em cidades menores ou em outros países também usem o serviço. A solução foi criada pela empresa para ajudar gestores a tratar de um tema delicado, de forma simples, unificada e a um custo acessível.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail