Siga nas redes sociais

Search

5 tendências de IA que prometem moldar 2024

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por Bruno Rezende, CEO da 4intelligence 

A inteligência artificial está rapidamente transformando o cenário tecnológico, a maneira como vivemos, trabalhamos e interagimos com o mundo ao nosso redor.

Para se ter uma ideia, segundo pesquisa do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE), que entrevistou 350 executivos de tecnologia em cinco países, incluindo Estados Unidos e Brasil, 65% dos respondentes acreditam que a IA generativa continuará dominando a cena em 2024. 

À medida que iniciamos um novo ano, podemos antecipar tendências que continuarão a impulsionar o desenvolvimento e a aplicação dessa ferramenta vital para a sociedade nos dias de hoje. 

Conheça, então, cinco apostas de IA que prometem estar em alta neste ano. 

1- Inteligência artificial generativa 

As empresas podem se deparar com a oportunidade de integrar a IA generativa de maneira mais eficaz e acessível. Essa ação tem o poder de acelerar a produção de informações, impulsionar a criatividade e automatizar tarefas que, anteriormente, demandavam consideráveis recursos e tempo. Ao se ajustarem a essa tecnologia, as companhias podem se posicionar de maneira mais competitiva no mercado, atendendo às crescentes exigências por conteúdo personalizado. 

2 – IA e blockchain 

Estamos testemunhando um crescente aumento na sinergia entre a inteligência artificial e a tecnologia blockchain, esta última renomada por sua segurança e transparência. A integração mais profunda dessas tecnologias promete uma significativa melhoria na proteção dos aplicativos baseados em IA. Esse avanço é particularmente crucial em setores sensíveis, como saúde e finanças, nos quais a precisão e a privacidade são requisitos críticos. A união entre IA e blockchain não só fortalece a integridade dos processos, mas também abre portas para soluções inovadoras e confiáveis em domínios em que a confidencialidade e a exatidão são primordiais. 

3 – Impacto na saúde  

A aplicação da inteligência artificial na área da saúde atingirá um novo patamar, potencializando diagnósticos mais precisos, acelerando a descoberta de medicamentos e personalizando tratamentos. A análise de extensos conjuntos de dados médicos se tornará uma ferramenta inestimável na pesquisa e no desenvolvimento de soluções inovadoras.  

4 – Ética e responsabilidade 

Conforme a IA se consolida, a relevância de questões éticas e regulatórias deve crescer ainda mais. Tópicos como privacidade de dados, discriminação algorítmica e segurança cibernética emergem como áreas críticas de atenção. Antecipa-se um aumento nas regulamentações para garantir o uso responsável da tecnologia. 

5 – Personalização da experiência do consumidor 

Apoiada pelo machine learning, a IA desenvolve a análise de vastos conjuntos de dados para extrair insights valiosos. Ao processar essas informações, as empresas podem empregar algoritmos para identificar padrões, comportamentos e antecipar as preferências e os interesses dos clientes. O cenário projetado para 2024 aponta para uma revolução na personalização impulsionada pela IA, transformando a maneira como as organizações interagem com seus consumidores. Esse avanço tem o potencial não apenas de elevar o nível de engajamento, mas também de cultivar maior fidelidade. 

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail