Siga nas redes sociais

Search

Integração de tecnologias escaláveis na área financeira é a porta de entrada para crescer

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por Stenyo Lago, CPTO da Conta Simples.

Um dos termos que mais escutamos em negócios de alto crescimento é “escalabilidade”. Apesar disso, nem todo mundo entende o que, de fato, significa escalar um negócio, principalmente quando pensamos na realidade tecnológica em que vivemos atualmente na área financeira.

Então, para começo de conversa, vamos compreender exatamente do que estamos falando: essa palavra se refere à capacidade de um sistema se expandir, crescer ou lidar com um aumento nas demandas em geral sem o comprometimento de desempenho ou eficiência. 

Ou seja, quando se fala sobre escalabilidade na área financeira, consideramos o processo de crescimento e adaptação das instituições do setor à sua nova realidade de compromissos, sempre feito por meio de operações seguras, precisas e eficazes. E aqui, a tecnologia pode ser um grande divisor de águas para cumprir esse objetivo.

Quais empresas estão usando tecnologias escaláveis no mercado?

Segundo a pesquisa “Innovation Index”, encomendada pela Dell Technologies e apoiada pela Vanson Bourne, 97% das empresas brasileiras entendem a necessidade de adotar novas tecnologias para conseguirem inovar. Inclusive, o número chega a superar a média do resto do mundo, que está na casa de 86%. Ainda de acordo com o levantamento, empresas inovadoras têm maior probabilidade de experimentar crescimento acelerado, acima de 15% ao ano.

As fintechs são protagonistas nessa transformação digital e, hoje, são as principais embaixadoras das tecnologias escaláveis no mercado. Com soluções de pagamento online, transferências e processamento de transações, essas empresas simplificam e agilizam as interações financeiras, melhorando a acessibilidade e a conveniência para pessoas e companhias globalmente.

São casos dignos de nota, já que são métodos que desafiam o setor financeiro tradicional. Basta olharmos para um dos recursos mais utilizados pelas startups, as plataformas de pagamento móvel, que mudaram o rumo das transações.

Não é de se estranhar que esses dispositivos foram amplamente aceitos pelos usuários, uma vez que ajudam na realização de pagamentos de forma rápida e segura. Isso elimina a necessidade do uso de dinheiro em espécie ou cartões físicos, além de possibilitar a integração com outros serviços e proporcionar um controle financeiro de maior qualidade.

Tecnologias escaláveis ajudam a desenvolver novos produtos e serviços

Usar a tecnologia como aliada na jornada de escalabilidade é uma decisão inteligente pelo simples fato de que ela permite que a empresa faça mais com menos. E isso não se restringe a só um ou outro âmbito. 

Olhemos para uma marca que está crescendo, expandindo o portfólio e o número de clientes. A consequência mais óbvia é aumentar custos de time, nesse ponto o uso de ferramental tecnológico e a escolha consciente pela stack correta, pode atingir de forma muito positiva a margem da empresa, mantendo as despesas controladas, mesmo em um cenário de crescimento exponencial do uso dos produtos.

O parque tecnológico que temos à nossa disposição é muito grande. Tecnologias que abstraem cada vez mais a complexidade computacional, linguagens mais naturais, no-code ou low-code, com sintaxes cada vez mais simplificadas. Esse é o aspecto que facilita a vida das pessoas. 

E a própria natureza do ramo financeiro traz consigo uma necessidade absoluta por segurança, rastreabilidade e controle dos sistemas. Entender as ferramentas que se adequam ao momento e a resolução dos problemas da empresa é essencial. Nesse contexto, as parcerias são fundamentais.

Outro viés que deve ser levado em consideração, para além somente do time, é o próprio custo transacional. Ter uma equação onde esses custos escalem com o crescimento de uso é insustentável. Manter uma boa estrutura de computação em nuvem é um caminho óbvio. Nesse aspecto, como usar a tecnologia é tão importante quanto qual tecnologia usar. Uma boa arquitetura de rede e de infra associada a decisões de arquitetura de solução inteligentes, faz toda a diferença no momento de escalar uma solução ou serviço.

Importância da inovação para a escalabilidade

Mais do que ser uma espécie de facilitadora da escalabilidade, a tecnologia serve para a prevenção de danos. Sem o amparo das ferramentas digitais apropriadas, serviços e produtos da área  financeira podem cair em um cenário catastrófico de fraudes, indisponibilidade ou incapacidade de continuar inovando e lançando produtos.

Com o volume de tarefas e responsabilidades crescendo dia após dia, é impossível recorrer a processos manuais; simples transações que não são feitas de um modo que acompanha o tamanho da organização naquele momento, cedo ou tarde vão afetar as operações, ser empecilhos ao crescimento e, por fim, podendo gerar perdas de tempo ou dinheiro.

Em outras palavras, a importância do uso consciente e da busca por tecnologias que resolvam os problemas reais dos clientes e do negócio é tão grande, que não é só uma alternativa para as empresas que querem ser escaláveis, mas uma necessidade para sobrevivência de qualquer das mesmas.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail