Siga nas redes sociais

Search

5 dicas para a conversão de leads em matrículas ser mais assertiva

Helen-Toyama
Foto: divulgação

A qualidade do sistema educacional influencia diretamente no desempenho acadêmico dos estudantes e na sua capacidade de enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

Ao longo dos anos, muitas instituições têm se dedicado para melhorar a infraestrutura, a acessibilidade e os padrões de ensino, buscando proporcionar uma educação mais inclusiva e de qualidade para os alunos.

De acordo com dados levantados pela Educa Insights, o ramo educacional está registrando um rápido crescimento.

Durante o primeiro trimestre deste ano, a procura por cursos de graduação retornaram aos níveis pré pandemia. A pesquisa revelou que aproximadamente 3,9 milhões de indivíduos tem interesse de iniciar graduação dentro de 12 meses, 6,5 milhões optarão por cursos livres, e mais de um milhão já estão buscando entrar na pós-graduação.

Para atrair mais estudantes para a sala de aula, é necessário implementar estratégias que envolvem desde a promoção da qualidade do ensino até a oferta de programas acadêmicos alinhados ao perfil de cada instituição.

Helen Toyama é sócia fundadora da Persone, empresa pioneira e especialista em soluções de vendas para o segmento educacional, e recomenda 5 dicas para melhorar a conversão de leads (interessados e potenciais futuros alunos) em matrículas.

“A comunicação efetiva e a construção da presença online também permitem que as instituições alcancem um número maior de matrículas”.

1. Comunicação clara na página da web

Tudo começa na página do site onde os candidatos podem encontrar as informações sobre a instituição, os cursos e o Processo Seletivo. As informações devem ser acessíveis e acessadas facilmente a partir da página principal. O tempo de carregamento da página não deve exceder 3 segundos.

O texto deve ser claro, conciso e relevante. Além disso, todos os canais de contato devem estar disponíveis em as páginas, principalmente o telefone e o WhatsApp. Para acesso mobile, o canal de WhatsApp deve ser priorizado, mas para acesso via computador, pode-se usar Webchat, pensando na redução de custos.

2. Processo seletivo simples e eficiente

O ingresso em um curso de graduação ainda é um processo longo se comparado aos outros níveis de formação. Hoje, pode-se comprar um curso apenas com um clique e já receber o conteúdo de imediato.

Por isso, a recomendação é que tudo seja o mais simples possível, desde o formulário de inscrição com a coleta de dados essenciais: nome completo, e-mail, telefone, CPF, curso de interesse, modalidade, unidade e turno. Essas são as informações necessárias para que o candidato participe da seleção.

Outras informações podem ser registradas na matrícula. Atualmente o Ministério da Educação autoriza as instituições de ensino superior a utilizar apenas uma redação para avaliar a aptidão do candidato para ingressar no Ensino Superior. Então a etapa já pode ser realizada no momento da inscrição e corrigida por IA (inteligência artificial), disponibilizando o resultado na hora.

A matrícula também pode ser totalmente digital, ou seja, os documentos digitalizados e disponibilizados na plataforma da instituição.

3. Leads realmente qualificados para matrícula

É possível trabalhar estratégias e práticas de captação de leads por meio de campanhas de performance web. As táticas devem estar alinhadas a operação comercial e com foco na matrícula efetiva do leadqualificado, caso contrário haverá o desperdício de investimento em candidatos que não serão convertidas em estudantes, bem como na manutenção de equipe comercial ampliada que iria atendê-los.

4. Equipe de operação de vendas qualificada

Um ponto importante a ser considerado é que uma equipe de vendas não é composta somente por vendedores.

Por mais simples que uma operação seja, deve haver sempre um gestor, um profissional responsável por treinamento e qualidade, profissionais responsáveis por planejamento, e apoio às tecnologias para mensurar a eficiência da operação e feedbacks constantes.

Atualmente no mercado podem-se encontrar estruturas organizacionais para ajudar nessa formatação, com áreas denominadas Sales Enablement e Sales Operation.

5. Suporte ao processo de vendas com tecnologias e gestão

Existem diversos sistemas e plataformas disponíveis para instituições de ensino, mas o desafio está na escolha. A última dica é optar por uma empresa reconhecida. Os programas estão com funcionalidades cada vez mais similares e dificilmente haverá um que atenda 100% do processo desejado.

O foco da implantação de novas tecnologias deve ser na automação e controle dos processos que foram definidos inicialmente, pois ajustes e melhorias ocorrerão continuamente.

Além disso, o fornecedor deve ser visto como um parceiro que irá apoiar na atualização e no desenvolvimento dos processos. O ideal é criar um relacionamento de longo prazo com o foco da negociação.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail