Siga nas redes sociais

Search

6 dicas para elaborar um plano de ação escolar perfeito

Felipe Ferreira, CEO da Proesc
Foto: divulgação

Por Felipe Ferreira, CEO da Proesc.

Semelhante ao funcionamento das empresas, as escolas também precisam ter um planejamento estratégico para alcançar seus objetivos a curto e longo prazo. Para que isso aconteça, o plano de ação escolar é uma ferramenta útil e necessária.

Trata-se de um documento que descreve todas as atividades que a escola precisa realizar para alcançar objetivos, desenvolver projetos e resolver problemas.

Nele, são listadas todas as tarefas a serem efetuadas durante o ano, além de definir quem é o responsável por cada uma. É como se cada um recebesse um pedaço do quebra-cabeça para resolver juntos o problema e alcançar os objetivos.

Também pode ser usado para vencer diversos desafios, como o baixo desempenho dos alunos ou a evasão escolar. É uma ferramenta útil na hora de estabelecer metas a longo prazo, melhorar a qualidade do ensino e aumentar o envolvimento dos pais e responsáveis.

1. Entender os objetivos da escola

O primeiro passo para um plano de ação produtivo é definir o objetivo da escola, ou seja, onde ela quer chegar. Parece um pouco abstrato, mas é bem fácil. Para isso, pergunte aos professores e gestores o que eles pretendem alcançar ao final do período letivo.

Essa atividade dará uma visão completa dos propósitos, como por exemplo, reter e manter os estudantes na escola; aumentar o número de matrículas; economizar para melhorar o financeiro da escola, e até lançar um novo curso que esteja bombando no mercado.

2. Definir metas

Liste todos os alvos que planeja alcançar ao longo do ano letivo. Nesta fase inicial, é importante anotar tudo que precisa ser aprimorado, sempre lembrando que as metas devem estar nas possibilidades da escola. Depois, é o momento de pensar em ações concretas para colocar os planos em prática.

3. Estabelecer o que deve ser feito

Nesta etapa, faça uma pesquisa e descubra os recursos mais adequados para a implementação do seu plano de ação escolar. Seja criativo e inove nas estratégias metodológicas. Experimente adotar modelos educacionais diferentes para renovar a aprendizagem dos seus alunos.

4. Planejamento financeiro

Pense na escola como uma empresa: assim como qualquer negócio, o plano de ação escolar precisa de um bom planejamento financeiro. Isso garante que os objetivos sejam alcançados sem prejudicar os recursos da instituição.

Anote as despesas, receitas, reservas financeiras e necessidades de investimento para nada ser esquecido. Isso pode ajudar a encontrar oportunidades para reduzir gastos. Além disso, identificar os recursos necessários para colocar em prática todas as atividades que vão levar sua escola ao sucesso.

5. Definir um cronograma

Após listar todas as tarefas que precisam ser executadas, é hora de colocar a mão na massa e definir um cronograma para que tudo seja feito no tempo certo. Para isso, estabeleça missões realistas e adequadas. Por exemplo, se a meta é melhorar a comunicação entre escola e família, você pode definir um cronograma que inclua a criação de uma newsletter mensal, a realização de reuniões com os pais a cada dois meses, entre outras atividades.

6. Acompanhar e mensurar resultados

Não basta apenas planejar, é preciso acompanhar a evolução do plano de ação e registrar tudo o que acontece ao longo do caminho. Isso permite que a escola verifique se está caminhando na direção certa e, se necessário, faça ajustes e adaptações para alcançar o objetivo.

Uma dica importante: anote essa trajetória. Isso fará com que a próxima etapa seja ainda mais bem-sucedida, evitando, erros e falhas que possam surgir durante a execução do planejamento. O importante é aprender com os erros e melhorar cada vez mais o desempenho dos alunos e gestão da escola.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail