Siga nas redes sociais

Search

Por que internacionalizar o seu negócio?

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por Beatriz Rengel, gestora no programa Startup OutReach Brasil, pela Fundação CERTI, em apoio ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Ampliar um negócio para o mercado internacional é o objetivo de muitos empreendedores brasileiros. Não à toa, a estratégia proporciona diversos benefícios às empresas, como o aumento dos lucros, melhora na competitividade, redução dos riscos – graças à diversificação de clientes e parceiros – entre tantas outras vantagens.

A internacionalização pode ser definida como o processo de importação e exportação de produtos ou até mesmo a produção ou prestação de serviços em outros países. Para tanto, tornar esses produtos e serviços o mais adequado possível para que eles possam ser aceitos em diferentes mercados é essencial. 

Para se ter uma dimensão sobre esse cenário de internacionalização entre as organizações brasileiras, o estudo “Trajetória de Internacionalização das Empresas Brasileiras”, da Fundação Dom Cabral, que avaliou 140 empresas, mostrou que 51% delas planejam realizar operações no exterior nos próximos dois anos. 65% das empresas que já operam no mercado exterior projetam expansão de suas atividades. 

Motivos para internacionalizar o negócio

Atuar em outro país exige diversas demandas e regulamentações por parte das empresas. Nesse sentido, será necessário se adaptar às novas leis locais, adequar-se a uma nova cultura e, sobretudo, conquistar um público diferente do qual a instituição já está habituada a atender. 

Apesar dos desafios, ao definir uma estratégia de internacionalização, os benefícios conquistados podem ser sentidos de diversas formas, especialmente no crescimento e sucesso das organizações. Entre as principais vantagens, vale citar:

  • Aumento do mercado potencial e expansão do público-alvo;
  • Fortalecimento da marca e de sua reputação;
  • Novos aprendizados e investimento em inovação, constantemente;
  • Diversificação de ciclos econômicos;
  • Novas oportunidades de negócio junto a investidores e parceiros.

Mas, para conseguir resultados satisfatórios e alcançar o sucesso da operação é preciso definir estratégias coerentes com o negócio. Além disso, esse processo requer total compromisso para que a empresa consiga, no menor espaço de tempo, responder às expectativas e gerar oportunidades.

Posto isso, o mercado brasileiro, por meio de diversas instituições governamentais e privadas, oferece uma série de programas que ajudam a definir as melhores estratégias e a colocar em prática o processo de internacionalização. De tal modo que são oferecidas atividades como mentorias, pitch internacional, participação das empresas interessadas em eventos internacionais de tecnologia e inovação, missões internacionais virtuais e presenciais, entre outras demandas.

Por fim, concluo que, tirar proveito de todas as oportunidades para definição de uma análise cuidadosa e um plano de ação coerente fará toda a diferença para que as empresas obtenham sucesso em sua estratégia. Além disso, entender o cenário em que elas estão inseridas, analisando todas suas particularidades, e superando os desafios, fará com que o processo de internacionalização seja realmente efetivo.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail