Por Luis Fernando Ecsedei Martins, Tech Leader SEO da Corebiz.
Hoje, com o comércio on-line muito bem consolidado, qualquer marca engajada em não parar no tempo e expandir o alcance precisa colocar em ação estratégias de marketing para caminhar lado a lado das inovações. Nesse contexto, o ASO (sigla para App Store Optimization) surge como uma ferramenta direcionada a impulsionar a visibilidade e o desempenho dos aplicativos de e-commerce em meio a um cenário extremamente competitivo.
Em outras palavras, trata-se de uma tática para melhorar o posicionamento de um app nas lojas de smartphones dos sistemas Android e iOS. Utilizando-se de técnicas já conhecidas do seu primo mais próximo, SEO (Search Engine Optimization), o ASO consiste no uso de palavras-chaves em campos como o título e a descrição do aplicativo para atrair usuários qualificados e potenciais clientes, possibilitando mais downloads orgânicos.
Outros critérios que podem impactar o ranqueamento de um aplicativo na Play ou App Store são: URL, descrição (longa ou curta); número de atualizações, classificação e comentários dos usuários; funcionalidade de compra; e taxa de engajamento.
Vantagens
Além do aumento no volume de downloads, a correta aplicação das técnicas eleva a experiência do usuário e as taxas de conversão. Afinal, com consumidores satisfeitos e cada vez mais motivados frente às funcionalidades, a fidelização é consequência. Além disso, comparado a outras estratégias de marketing digital, o ASO se trata de uma abordagem mais econômica e sustentável para impulsionar a presença on-line, especialmente para empresas de pequeno e médio porte.
Estratégias eficientes de implementação
O sucesso de um e-commerce depende diretamente da capacidade de atrair tráfego qualificado e converter visitantes em clientes. Como os aplicativos nos dias de hoje são uma parte essencial nessa jornada, otimizar a presença nas stores é o ponto-chave. Nesse sentido, vale se atentar aos seguintes fatores:
Pesquisa de palavras-chave: identifique as palavras mais relevantes para o aplicativo e incorpore-as estrategicamente na descrição e no título, por exemplo.
Design atraente: invista em um ícone interessante, capturas de tela envolventes e vídeos explicativos para destacar os principais recursos e benefícios da ferramenta.
Atualizações regulares: mantenha o app atualizado com melhorias contínuas, correções de bugs e novos recursos para manter os usuários engajados.
Avaliações e comentários: incentive os usuários a deixarem avaliações positivas e responda prontamente aos comentários, demonstrando o compromisso da empresa com a satisfação do cliente.
Monitoramento constante: utilize ferramentas analíticas para monitorar o desempenho do ASO ao longo do tempo e ajuste as estratégias conforme necessário.
Ajuda de especialistas: para estratégias assertivas, o melhor é contar com especialistas no assunto para o uso de ações personalizadas e eficientes, baseadas no perfil e no propósito em cena. Afinal, o ASO marketing é um processo contínuo. Investir no seu poder é, portanto, um passo estratégico para elevar os apps de e-commerces ao topo das buscas e garantir um futuro sólido no cenário digital.