Siga nas redes sociais

Search

Estratégias para conquistar o consumidor na batalha pela atenção

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por Camilla Veiga, Head of Sales da plataforma global de publicidade MGID no Brasil.

Com o crescimento das redes sociais e do e-commerce, o formato de vendas no ambiente digital mudou o comportamento dos consumidores, tornando-se uma oportunidade e um desafio para as estratégias de publicidade. Hoje, se por um lado é mais fácil acompanhar a jornada do usuário e criar ofertas personalizadas, por outro, esse mesmo consumidor navega por milhares de anúncios diariamente, fazendo com que muitas campanhas percam a relevância em meio à abundância de informações disponíveis.

De acordo com a Red Crow Marketing, o consumidor médio é exposto a até 10 mil anúncios todos os dias, e, se o volume de impactos não garante uma visibilidade eficaz, algumas estratégias precisam ser colocadas em prática para chamar sua atenção.

Contexto e relevância

O primeiro passo é analisar os aspectos do contexto e do ambiente no qual o anúncio estará inserido, pois, se o usuário não tiver interesse no conteúdo da página em que está navegando, sua receptividade a qualquer mensagem publicitária será baixa. Da mesma forma, se sua visão estiver dividida entre vários anúncios, a capacidade de concentração será prejudicada.

Dessa forma, a saída é alinhar as campanhas com base no interesse inicial do consumidor, ou seja, considerando o conteúdo da página buscada por ele. A chamada publicidade contextual aumenta a intenção de compra e as conversões ao entregar exatamente o que o consumidor precisa, por meio de um anúncio integrado ao ambiente em que se encontra em termos estéticos e de desempenho.

Formato adequado

Ajustar os anúncios para diferentes dispositivos também é fundamental para garantir uma boa experiência para o usuário, e isso inclui minimizar a sensação de intrusão causada por eles. Criar um ambiente de alta qualidade com conteúdo relevante e envolvente pode melhorar métricas como favorabilidade e memorização.

Além disso, alguns formatos que precisam ser descartados, como o pop-up – comprovadamente incômodo para grande parte dos usuários. Em vez disso, é válido optar por conteúdos que apresentam boa performance, como os anúncios em vídeo e/ou movimento, por exemplo, que recebem mais atenção e são uma ferramenta eficaz de descoberta da marca.

Da mesma forma, os formatos interativos têm grande potencial para aumentar a imersão: anúncios em 360 graus, panorâmicos, em carrossel, ou que mudam de cor, encolhem, se movem ou se expandem, não só têm a vantagem de serem mais envolventes, mas também aproveitam ao máximo um determinado espaço, oferecendo várias opções de exibição.

IA e recursos inovadores

A inteligência artificial é mais uma ferramenta para criar campanhas relevantes e de alto impacto. Ferramentas de publicidade com recursos de IA podem combinar prompts de texto com visuais cativantes, permitindo que os anunciantes transformem seus conceitos em realidade, com uma variedade de opções de personalização, incluindo emoções, ângulos, condições de iluminação e estilos.

Esse tipo de ferramenta possibilita a criação de imagens únicas e permite ainda combinação de novos estilos, texturas e elementos em figuras já existentes, gerando anúncios com um alto impacto visual, que capturam a atenção da audiência e aumentam o engajamento.

Além disso, por meio de algoritmos avançados de IA, é possível gerar títulos e descrições de de alto impacto e adaptados ao público-alvo, impulsionando maiores taxas de conversão.

Visão de futuro

Se antes reter a atenção era um objetivo comum dos anunciantes, agora trata-se de uma métrica importante para avaliar a eficácia das campanhas. No contexto acirrado da busca por relevância, plataformas de publicidade que oferecem soluções tecnológicas de ponta ajudam a minimizar os desafios e melhorar os resultados.

Mais do que visíveis, definitivamente, as campanhas precisam ser envolventes e, para isso, é preciso explorar alternativas e redefinir as estratégias. Em termos de criatividade, os anunciantes têm muito a ganhar neste vasto ambiente de possibilidades.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail