Siga nas redes sociais

Search

Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

getninjas
Foto: divulgação

Por Leonardo Meneses, CEO do GetNinjas.

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho. À medida que as companhias retomam gradativamente o regime presencial, uma questão importante emerge: qual o formato de trabalho mais adequado daqui para frente?

Após o período de adaptação ao trabalho remoto, o retorno ao presencial em tempo integral marca uma nova fase no paradigma laboral. Desta forma, as equipes devem compreender o novo contexto para implementar políticas e práticas no sentido de promover um ambiente de trabalho equilibrado para todos.

Nos últimos anos, a busca pela satisfação no trabalho ganhou destaque e tornou-se um pilar essencial para novos profissionais que desejam equilibrar a vida pessoal.

Uma pesquisa do Infojobs revelou que 86% dos funcionários consideram mudar de emprego para preservar a saúde mental. Já a Center for Positive Organizational Scholarship, da Universidade da Califórnia, revelou em uma pesquisa que o profissional satisfeito é 31% mais produtivo.

O comportamento dos trabalhadores foi afetado pelo isolamento vivenciado nos últimos anos. Para muitos, o trabalho remoto representou um desafio adicional, aumentando a sensação de solidão e a dificuldade em estabelecer limites entre vida pessoal e profissional.

Nesse sentido, o retorno ao regime de trabalho presencial é uma oportunidade para restaurar conexões sociais e promover maior equilíbrio emocional. Apesar da preferência dos novos entrantes no mercado de trabalho pelo regime remoto ou híbrido, devemos considerar que as interações no ambiente de trabalho presencial são mais intensas e geram resultados e transferência de conhecimento mais céleres.

No tocante a Geração Z, o regime de trabalho mais flexível atrai talentos de qualquer localização. Nesse contexto, a alta gestão e a maturidade das equipes determinarão o regime adequado ao cenário de cada organização.

Portanto, as companhias devem buscar o equilíbrio que atenda seus objetivos em conjunto com a satisfação dos colaboradores.

Para que isso ocorra dentro de um ambiente produtivo, diverso e inovador, a maturidade das equipes aliada ao entendimento do propósito da companhia serão fundamentais para geração consistente de valor.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail