Siga nas redes sociais

Search

Gestão financeira: automação e uso de IA são imperativos na transformação digital

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por Guilherme Pessoa, CEO da Dattos.

Em um momento de transformação digital em curso, as tarefas não automatizadas se tornaram um desafio recorrente a ser superado nas áreas financeiras de empresas brasileiras. No levantamento Dattos Insights, feito com financistas de todo o país, o alto volume de dados e a necessidade de lidar manualmente com eles emergem como os principais obstáculos – em 30% das respostas – para a eficiência e a produtividade nas rotinas financeiras.

Ainda segundo o relatório Dattos Insights, 67% dos respondentes afirmaram dedicar de três a oito horas diárias a tarefas como preparação de dados, preenchimento de planilhas e cálculos financeiros. Outros 8% gastam mais de oito horas por dia em tarefas como essas, não automatizadas. Se há funcionários que chegam a gastar um dia inteiro de trabalho com atividades manuais, a situação só tende a piorar conforme o volume de dados aumenta.  A crescente complexidade das operações financeiras, aliada à demanda por precisão e agilidade, intensificam a pressão sobre os profissionais, que se veem sobrecarregados por processos manuais repetitivos e propensos a erros. 

Nessa encruzilhada, não apenas o bem-estar dos funcionários como também a segurança de dados nas empresas ficam comprometidos. Isso porque o trabalho manual pode afetar a qualidade das entregas duplamente. Primeiro, porque, ao expor o funcionário a rotinas exaustivas, cria-se um ambiente de trabalho ruim, com profissionais esgotados e desmotivados. Segundo, porque esse funcionário fica mais suscetível a cometer erros, podendo colocar em risco a integridade dos dados da empresa e, consequentemente, a sua reputação.

Os dados do estudo demonstram, portanto, como a automação de tarefas desempenha um papel fundamental na mitigação de riscos e no desenvolvimento profissional de financistas em meio à transformação digital. Além disso, a automação contribui significativamente para a eficiência operacional no setor financeiro, otimizando o tempo e os recursos dedicados a processos rotineiros. Com a redução da carga de trabalho manual e a minimização de erros operacionais, as equipes financeiras podem se dedicar a análises mais aprofundadas, embasadas em dados precisos e confiáveis. Isso resulta em uma melhoria considerável na qualidade das análises financeiras, permitindo uma tomada de decisão mais informada e estratégica por parte da organização. Tecnologias como a Inteligência Artificial são as maiores aliadas para essa virada de chave. 

Diante desse contexto, a busca por soluções de automação se torna imperativa, abrindo portas para a implementação de tecnologias inovadoras que visam otimizar a gestão de dados, simplificar processos e liberar o potencial humano para atividades estratégicas e analíticas de maior valor agregado. A automação surge não apenas como uma resposta aos desafios atuais, mas como uma oportunidade para impulsionar a transformação digital do setor financeiro, promovendo a eficiência operacional, a tomada de decisões fundamentadas e a inovação contínua.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail