Siga nas redes sociais

Search

Ataques hackers: como se proteger para não virar estatística em 2024?

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

De acordo com a empresa de cibersegurança Crowdstrike Holdings Inc, no ano passado os ataques hackers a grandes empresas, bancos, hospitais ou agências governamentais, tiveram um aumento considerável de 51% até o final de novembro.

Além disso, atualizações da mesma fonte realizadas no começo de 2024, mostram que os criminosos roubaram mais de US$1 bi no período, isso equivale a quase o dobro do número calculado em 2022.

Analisando esse cenário, Ricardo Maravalhas, CEO da DPOnet, empresa que tem o objetivo de democratizar, automatizar e simplificar a jornada de conformidade com a LGPD por meio de uma plataforma SaaS completa, trouxe dicas de como se proteger e não virar alvo desses ataques em 2024. Confira abaixo:

Monitoramento de atividades suspeitas: Esteja atento a atividades incomuns em suas contas online, como tentativas de logins não autorizadas ou transações suspeitas. Relate imediatamente qualquer atividade incoerente às autoridades (se necessário) ou à equipe de segurança da sua empresa.

Conscientização em segurança: Eduque sua equipe sobre as melhores práticas de segurança cibernética. Procure estar sempre atento às novas ameaças e adapte suas estratégias de proteção conforme necessário.

Mantenha seus dispositivos e software atualizados: Certifique-se de instalar regularmente atualizações de segurança em seus sistemas operacionais, aplicativos e dispositivos. Isso ajuda a corrigir vulnerabilidades e a se precaver de possíveis golpes.

Investimento em um seguro cibernético: Para empresas e indivíduos que lidam com dados sensíveis, um seguro cibernético pode ajudar a mitigar os custos associados a violações de segurança e recuperação de dados.

Adequar-se à Lei Geral de proteção de dados: Estar em conformidade com a LGPD aumenta a confiança dos clientes, fornecedores, parceiros comerciais e outras partes interessadas, melhorando a reputação da empresa, além de reduzir o risco de multas e penalidades por violações de dados, e proteger a empresa contra ações judiciais relacionadas à violação de privacidade.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail