A correria do dia a dia somada à grande quantidade de tarefas que precisam ser feitas de forma rotineira muitas vezes faz com que um dia inteiro seja insuficiente para tantas ações.
Neste caso, é preciso considerar que o tempo é um recurso valioso e deve ser aproveitado com sabedoria e inteligência para que sobrem horas a serem dedicadas ao que realmente importa.
De acordo com Carla Martins, vice-presidente do SERAC, hub de soluções corporativas, muitas coisas básicas da rotina consomem um tempo importante da agenda, por isso é preciso realizar algumas mudanças e gerenciar melhor essas tarefas e o tempo dedicado a elas.
“Muitas vezes é necessário apenas aprender a otimizar o tempo para que ele renda mais, e isso começa no gerenciamento de pequenas ações”, orienta.
Ela lista 4 maneiras simples e eficazes para conseguir lidar melhor com a falta de tempo:
- Roupas: Quem perde muito tempo pensando no que vai vestir a cada compromisso, precisa programar de forma antecipada os looks da semana. Separe um tempo com antecedência para avaliar o que vai vestir em eventos, reuniões e palestras. Dessa forma, não será necessário decidir na hora o que vestir. Isso sempre demora mais do que se pensa. Outra sugestão é manter um guarda-roupa arrumado para que a tarefa seja facilitada.
- Refeições: Programe para cozinhar apenas um dia na semana e congele. Compre refeições congeladas e defina o cardápio da semana antecipadamente para não gastar energia todos os dias da semana pensando o que fazer.
- Organização da casa: Definir um lugar para cada coisa vai poupar muito tempo de ficar procurando. Delegue tarefas para quem mora com você ajudar e programe um dia para arrumação. Depois apenas mantenha.
- Finanças: Automatize pagamentos recorrentes para não perder tempo tendo que pagar sempre as mesmas contas.