Siga nas redes sociais

Search

O crescimento exponencial das startups e o papel do Brasil

Business-Angels
Foto: divulgação

A América Latina tem experimentado um crescimento significativo no cenário das startups, emergindo como um dos principais polos de inovação e empreendedorismo tecnológico.

Um estudo recente revela que nos últimos cinco anos, a região ocupou o sétimo lugar em investimentos em tecnologia, destacando-se como um mercado cada vez mais atrativo para o desenvolvimento de novos negócios.

De 2000 a 2024, o número de startups na América Latina saltou de 558 para 33.489, representando um crescimento extraordinário de 60 vezes. Esse fenômeno reflete o potencial e a vitalidade do ecossistema de startups na região.

Um dos principais destaques desse crescimento é o Brasil, que se sobressai como líder indiscutível no cenário das startups latino-americanas.

Com mais de 13 mil startups ativas, o Brasil representa impressionantes 62,9% do total na região. Esse desempenho exemplar posiciona o Brasil como um centro de inovação e empreendedorismo, oferecendo um ambiente propício para o desenvolvimento e crescimento de novas empresas.

Entre os setores mais proeminentes no panorama das startups latino-americanas, a fintech assume a dianteira. Esse segmento não está concentrado em alguns países específicos, mas desempenha um papel relevante em quase todos os países da região.

Além disso, setores como retailtech e martech também ganham destaque, demonstrando a diversidade e o potencial do ecossistema de startups na América Latina.

O modelo de negócios predominante na região é o Software as a Service (SaaS), proporcionando às empresas oportunidades significativas de escala e conexão com clientes e investidores.

No mercado B2B (business-to-business), mais de 66% de todas as startups na América Latina oferecem produtos e serviços voltados para esse público. Esse foco reflete a preferência e estabilidade do mercado na região, com a maioria das startups direcionando seus esforços exclusivamente para esse segmento.

Atualmente, a América Latina abriga um total de 45 unicórnios, com o Brasil liderando o caminho. Das 45 startups que alcançaram o status de unicórnio, 24 são brasileiras, representando mais da metade do total na região.

Esse sucesso demonstra o potencial de crescimento e inovação das empresas latino-americanas, com startups atingindo avaliações bilionárias em um período médio de 8,5 anos.

Notavelmente, as startups fundadas após 2015 estão alcançando o status de unicórnio em um período médio de apenas quatro anos, evidenciando uma tendência de aceleração no crescimento e sucesso das empresas emergentes na região.

Como ressalta Cristiano Freitas, CEO da Syhus Contabilidade, os números evidenciam como a América Latina abriga países com um notável potencial de crescimento.

“Circunstâncias desafiadoras incentivam o surgimento de startups inovadoras, e o Brasil se destaca como um líder nesse cenário de empreendedorismo e inovação”.

Com um ambiente favorável e um ecossistema vibrante, a América Latina está se consolidando como um destino privilegiado para o surgimento e crescimento de startups inovadoras, impulsionando o desenvolvimento econômico e tecnológico da região.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail