Siga nas redes sociais

Search

2024 deve ser bom para o setor de startups: é hora de mostrar amadurecimento na captação

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por Fernando Trota, CEO na Triven.

Quem atua no setor de inovação iniciou o ano com cenário mais otimista no âmbito da captação de recursos. Até agora, 2024 tem mostrado resultados positivos. De acordo com um relatório da plataforma de inovação Distrito, o mês de fevereiro totalizou mais de US$ 412 milhões em aportes, maior valor desde outubro de 2023.

A queda na taxa básica de juros também está no radar de empresários, que esperam que a redução abra o apetite por investimentos de risco. Com essa virada de chave, os executivos precisam estar preparados e devem saber se posicionar de forma estratégica para aproveitar as oportunidades do momento. Para isso, algumas boas práticas devem ser colocadas em ação.

Quando presto consultorias na área, gosto de destacar que o empreendedor precisa estar disposto a ter uma discussão conceitual acerca do seu negócio. Isso envolve a análise de aspectos como proposta de valor, quais problemas a startup resolve, concorrentes de mercado e modelo de monetização. A partir disso, é possível fazer as provocações certas para entender se o que ele busca está de acordo com a capacidade da empresa naquele momento.

Esse primeiro passo é essencial para alinhar as expectativas do empreendedor. Não é raro vermos casos de executivos que desejam acessar um mercado muito maior do que o que estão aptos, por exemplo. Não à toa, essa etapa expõe uma das maiores dificuldades mapeadas na área de consultoria – o apego às premissas já estabelecidas impede a visualização de caminhos mais adequados para o que a startup precisa. É fundamental que o empreendedor esteja aberto a novas sugestões para que o restante do trabalho prospere.

Outra mudança que pode acontecer é em relação ao valor da rodada. A partir de pesquisas de mercado, é possível projetar cenários diversos de crescimento de receita. É a hora em que deve-se responder à questão: quanto dinheiro será necessário para fazer o plano da startup acontecer? Muitas vezes, nesse processo, percebemos que o valor que a startup pretendia – e às vezes até conseguiria – captar não é o mais adequado para aquele momento da empresa. Por isso, precisamos entender que menos pode ser mais se olharmos para o futuro. Ter um valor dentro do que realmente é necessário para garantir o crescimento sustentável pode ser melhor do que ter mais dinheiro e acabar  em um processo que não é urgente naquela etapa. 

Listei essa série de tarefas para dar a dimensão de como a fase de preparação é determinante para o sucesso do relacionamento com investidores. Ainda que o recurso financeiro seja fundamental para a performance dos negócios, a boa estruturação da empresa é outro pilar indispensável. Contar com uma análise pautada em dados, fatos e visão estratégica do mercado pode ser uma estratégia decisiva para o sucesso de ambas as frentes. 

Após anos desafiadores, essa pode ser uma oportunidade para o ecossistema empreendedor brasileiro mostrar que amadureceu e está pronto para aproveitar o momento otimista esperado para 2024. 

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail