A Accenture divulgou recentemente dados de seu estudo Pulse of Change que mostrou, entre outros pontos, que 85% das companhias consultadas projetam aumentar seus investimentos em IA generativa este ano, com enfoque maior em áreas prioritárias como atendimento ao cliente, finanças e marketing.
A pesquisa, que entrevistou mais de 2 mil C-levels ao redor do mundo, demonstra que os executivos brasileiros precisam estar cada dia mais preparados e se antecipar às transformações que as tecnologias irão promover em seus negócios.
Além disso, de acordo com análises do Google Trends, a pesquisa por livros relacionados com IA e tecnologias no geral cresceu nos últimos doze meses. Ainda assim, no Brasil, apenas apenas 16% da população maior de idade comprou algum livro no último ano, de acordo com levantamento da Câmara Brasileira do Livro (CBL).
Com a chegada do Dia Mundial do Livro, celebrado no dia 23 de abril como uma iniciativa da UNESCO para, entre os seus principais objetivos, estimular a leitura, C-leves de diversos setores indicam publicações que foram importantes para se aprofundar em temas relacionados a novas tecnologias e para moldar a visão de negócio de cada um em suas áreas de atuação.
- Laís Macedo, empresária e fundadora do Future Is Now, grupo de networking destinado a líderes da nova economia indica Essencialismo, de Greg McKeown
É um livro que propõe a prática de focar no que é verdadeiramente essencial para aumentar a eficiência e a qualidade de vida, encontrando um paralelo interessante com o uso da inteligência artificial. Assim como o Essencialismo encoraja os leitores a eliminar o desnecessário para focar no que realmente importa, a IA pode ser implementada para automatizar tarefas rotineiras e complexas, permitindo que indivíduos e organizações se dediquem às suas prioridades centrais. A integração da inteligência artificial no dia a dia e nos trabalhos não só otimiza processos, mas também reflete os princípios essencialistas de fazer mais e melhor com menos, focando no importante e necessário para maximizar resultados e satisfação.
- André Abreu, CEO e fundador da BossaBox, startup que aloca e gere profissionais de tecnologia para empresas e scale ups, indica o livro Competing in the Age of AI: Strategy and Leadership When Algorithms and Networks Run the World, dos autores Marco Iansiti, Karim R. Lakhani
Este é um dos meus livros de não ficção favoritos, não só pela abordagem de IA e cases tratados, mas também olhando para os negócios e estratégia. É fantástico! O livro explora a forma como as organizações impulsionadas pela inteligência artificial estão adotando uma nova estrutura operacional, transformando a maneira como criam, capturam, compartilham e entregam valor. No contexto atual, os autores demonstram como a reestruturação empresarial em torno de dados, análises e IA elimina as barreiras tradicionais de escala, alcance e aprendizado que restringiram o crescimento dos negócios por centenas de anos. Exemplos que vão desde o Airbnb até a Ant Financial, passando pela Microsoft e Amazon, ilustram como os processos orientados por IA possuem uma escalabilidade muito superior aos métodos tradicionais, permitindo uma ampliação significativa do escopo, capacitando as empresas a transcenderem as fronteiras de seus setores, enquanto criam oportunidades valiosas de aprendizado para gerar resultados cada vez mais precisos, previsões complexas e sofisticadas.
- Marcelo Peixoto, CEO da Minds Digital, Voice ID Tech pioneira em biometria de voz no Brasil indica “nteligência Artificial, de Kai-Fu Lee
Em Inteligência artificial, ele explica como o desenvolvimento sem precedentes da IA já está alterando as nossas vidas e expõe quais são as mudanças que podemos esperar nos próximos anos. Para contextualizar tudo isso, o autor também conta sobre a revolução tecnológica liderada pela China e a luta entre China e EUA por conta da IA. Eu recomendo essa leitura, porque mostra como esse movimento silencioso e ignorado pelos países mais ricos, fez com que a China, que estava focada estudando e investindo em IA, se tornasse uma supremacia mundial principalmente por conta dos dados que utilizam e por estarem na vanguarda de como utilizar essa tecnologia.
- Carine Roos, fundadora e CEO da Newa, consultoria de impacto social, indica Unmasking AI: My Mission to Protect What Is Human in a World of Machines, de Joy Buolamwini
Joy Buolamwini, fundadora da Algorithmic Justice League e pesquisadora do MIT Media Lab, apresenta neste livro sua pesquisa sobre o impacto da inteligência artificial na sociedade. Recomendo este livro, porque ela alerta líderes mundiais sobre a importância de prevenir os malefícios da IA, especialmente os vieses de algoritmos, como viés de raça e gênero. Ao alertar os líderes mundiais, Buolamwini destaca a urgência de abordar esses problemas, oferecendo insights valiosos sobre como podemos mitigar esses vieses e garantir que a inteligência artificial seja usada de forma ética e equitativa. Seu trabalho não apenas destaca os desafios, mas também aponta caminhos para uma abordagem mais justa e inclusiva no desenvolvimento e implementação de tecnologias baseadas em IA.
- Carlos Alves, vice-presidente de tecnologia e negócios da Cielo, empresa referência no setor de meios de pagamento, indica Vida 3.0: O ser humano na era da inteligência artificial, de Max Tegmark
Com o avanço da tecnologia, o comportamento está se transformando para um mundo cada vez mais digital. A transformação digital está presente em todos os aspectos da nossa vida atualmente, e vem mudando mindsets, comportamentos e hábitos de consumo. Instigante e original, o livro Vida 3.0 aborda importantes conceitos, mas sem adotar uma linguagem muito técnica, e fala sobre os recentes avanços na IA e explica como ela tem o potencial de transformar nosso futuro mais do que qualquer outra tecnologia. Como podemos aumentar nossa prosperidade por meio da automação sem deixar as pessoas desprovidas de renda ou de propósito? Como construir sistemas de IA mais robustos, de modo que eles façam o que queremos sem risco de funcionarem com defeito ou serem hackeados? De que maneira a tecnologia irá impactar nas relações humanas e qual a relação entre ética e propriedade intelectual no uso da IA? Essas são algumas das questões às quais o livro endereça e convida o leitor a refletir. Considero uma leitura fundamental para os amantes de tecnologia e para todos os profissionais que desejam se atualizar sobre o tema!
- Fábio Falcão, CEO da IARIS, startup paraibana especializada em aplicações de inteligência artificial, indica Como a inteligência artificial vai mudar sua vida nas próximas décadas, de Chen Qiufan e Kai-Fu
O livro trata de um conteúdo rico, que apresenta análises de situações nunca antes vistas sobre a implementação da Inteligência Artificial em nosso cotidiano, que podem se tornar realidade nos próximos anos. A obra sai do clichê dos livros teóricos e cheios de conceitos incompreensíveis ao público leigo, apresentam ao leitor dez contos que mostram de forma divertida concepções que podem se tornar uma realidade até 2041. Ainda que alguns deles pareçam saídos de um filme de ficção científica, outros serão facilmente reconhecidos por algumas pessoas como parte do seu cotidiano.
- Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil, companhia que fornece soluções de inovação e conformidade empresarial indica Você, Eu e os Robôs – Como se Transformar no Profissional Digital do Futuro, da Martha Gabriel
Em um contexto no qual as empresas estão cada vez mais buscando por automatização de processos e aceleração de fluxos de trabalho, o livro explora a intersecção entre IA e economia e como a inovação está revolucionando a forma como o ser humano vive, faz negócios e trabalha, além da influência dos robôs. É uma boa dica para os empreendedores, gestores e funcionários entenderem como se adaptar à aceleração tecnológica que só atingirá ritmos mais intensos.