Siga nas redes sociais

Search

8 dicas para não cair em golpes on-line no Dia das Mães

Compartilhe

Maria Eduarda Melo
Foto: divulgação

Por Maria Eduarda Melo, country manager da NordVPN.

Com a chegada do Dia das Mães (celebrado em 12 de maio), uma das épocas mais movimentadas para compras on-line, é essencial ficar alerta aos perigos que podem acompanhar o momento.

Este ano, espera-se aumento significativo nas transações, com crescimento de 45% no gasto médio por cliente, de acordo com uma pesquisa do Méliuz.

No entanto, essa explosão de atividade também abre portas para possíveis fraudes, principalmente no Brasil, onde golpes com o PIX vêm prosperando apesar das iniciativas dos provedores de pagamento.

De acordo com a pesquisa, 77% dos entrevistados planejam realizar compras on-line para o Dia das Mães. As principais categorias de produtos incluem perfumes e cosméticos, acessórios, sapatos e roupas.

Diante desse cenário, é vital estar bem-informado e tomar medidas proativas para garantir aquisições seguras.

1. Cuidado com PIX e boletos

Antes de confirmar qualquer pagamento via PIX ou boleto, verifique os dados da transação, como nome do beneficiário e valor. Muitos golpes aproveitam quando o consumidor copia o código do recebedor e cola em seu aplicativo de banco, para trocar as informações. Por isso, é fundamental conferir as informações do recebedor antes de confirmar a operação com senha.

2. Verifique a autenticidade do site

Antes de fazer uma compra on-line, certifique-se de que o e-commerce seja legítimo e seguro. Procure por sinais de segurança, como um cadeado na barra de endereços e URLs começando com “https://”. Evite clicar em links suspeitos em e-mails ou mídias sociais.

3. Mantenha dispositivos atualizados

Garanta que seu dispositivo e software estejam atualizados com as últimas correções de segurança. Isso ajuda a proteger contra vulnerabilidades conhecidas que os hackers podem explorar.

4. Use senhas fortes e exclusivas

Crie senhas únicas e complexas para suas contas on-line e evite reutilizá-las em vários sites. Considere o uso de um gerenciador de senhas para ajudar a manter as credenciais seguras.

5. Esteja atento a ofertas “muito boas” para serem verdadeiras

Desconfie de determinadas promoções, especialmente em sites desconhecidos. Golpistas muitas vezes usam preços baixos para atrair vítimas desprevenidas.

6. Monitore suas transações regularmente

Fique de olho nas contas bancárias e nos cartões de crédito para detectar atividades suspeitas. Se notar algo incomum, entre em contato com o banco imediatamente.

7. Use uma conexão VPN confiável

Trata-se da primeira linha de defesa contra hackers e tentativas de roubo de dados. Ao criptografar a conexão, uma VPN impede que terceiros interceptem informações pessoais, como números de cartão de crédito e dados de login.

Por isso, é essencial o cuidado em realizar compras utilizando Wi-fi público, por exemplo, pois normalmente essas redes apresentam baixa segurança e são vulneráveis, tornando o uso de uma VPN ainda mais essencial nesse caso.

8. Cuidado com as redes sociais

Muitos golpes atualmente começam nas redes sociais com ofertas “exclusivas” e “por tempo limitado”. Antes de comprar qualquer coisa, verifique todas as informações do perfil, os comentários e procure na internet dados sobre o vendedor antes de comprar.

É possível celebrar mais um Dia das Mães com segurança e tranquilidade, tomando medidas proativas para protegerem informações pessoais durante as compras on-line. Com essas dicas, todos podem desfrutar de uma experiência livre de fraudes.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail