Por André Dantas, diretor de tecnologia da QWize.
A tecnologia está remodelando as nossas interações diárias, influenciando indústrias, incluindo o e-commerce. À frente dessa inovação, estão os Chatbots – ferramentas virtuais que simulam conversas e facilitam a jornada do cliente, otimizando o desempenho para empresas de todos tamanhos e segmentos. Nesse artigo, vamos explorar como os Chatbots revolucionam o e-commerce e os benefícios que trazem para empresas e clientes.
Ao iniciar seu trajeto nas operações de e-commerce, os Chatbots pareciam uma progressão lógica face à aceitação da inovação na indústria. Imaginem este cenário: o comércio digital revoluciona basicamente uma prática estabelecida de compras em lojas físicas, e hoje é a própria indústria do e-commerce que está evoluindo para acomodar mais disrupção e flexibilidade. Essa evolução é exemplificada pelo fato de que, segundo a NielsenIQ Ebit, o e-commerce brasileiro rendeu cerca de R$ 254,4 bilhões em 2023, com 108,4 milhões de brasileiros aderindo ao hábito de compras digitais.
Ganhos de Produtividade e Economia de Custos
Claro, a competitividade é uma consequência final de uma cadeia de eventos positivos, e pode ser potencializada com o suporte da Inteligência Artificial e os Chatbots. Do ponto de vista do cotidiano operacional, pela capacidade de lidar com grandes volumes e diversidades de tarefas e consultas, os Chatbots podem ser aplicados para automatizar procedimentos e agilizar o fluxo de informações, retirando atividades exaustivas da responsabilidade de profissionais.
A economia de custos é outra vantagem notável que os Chatbots proporcionam. Processos automatizados reduzem custos operacionais e de mão de obra, simplificam procedimentos e aumentam a produtividade.
Olhando para este conjunto, aumentar a eficiência operacional e a conversão de vendas é um dos impactos tangíveis dos Chatbots como um todo. Através da automação de procedimentos e agilização do fluxo de informações, os Chatbots removem tarefas exaustivas da responsabilidade de profissionais, liberando-os para se concentrarem em metas estratégicas.
Ter uma ferramenta que possa se beneficiar dessa oportunidade é um respiro fundo para aliviar a exaustão gerada por tarefas somente mecânicas. Nesse sentido, ferramentas promissoras estão ganhando o mercado, Chatbots inteligentes conectados ao WhatsApp, criados por empresas dedicadas a serviços e produtos disruptivos, geram a possibilidade de desfrutar de um atendimento personalizado e disponível 24/7, sem incorrer nos altos custos associados a este benefício.
Observamos exemplos de grandes players, inclusive do e-commerce brasileiro, que já utilizam os Chatbots de forma criativa e atuante no relacionamento com os clientes. A Natura, com a criação da Nat, sua assistente virtual, utiliza o formato para aprimorar a comunicação por todas as frentes, desde renegociação de dívidas à conferência do status do pedido.
Aprimorando a Experiência do Cliente e Aumentando a Conversão de Vendas
Os Chatbots também estão tendo um impacto significativo na experiência do cliente no e-commerce. De acordo com a Poli Digital, 61% dos consumidores aprovam a interação com Chatbots. Isso se deve, em grande parte, à efetividade e rapidez em solucionar problemas.
Além disso, os Chatbots ajudam a aumentar a conversão de vendas, agindo como um assistente pessoal de compras. Por exemplo, um Chatbot pode fornecer recomendações de produtos com base nas preferências do indivíduo, melhorando a personalização da experiência do cliente.
Chatbots integrados aos sistemas de vendas: melhorando a comunicação interna
A possibilidade de conectar os Chatbots com sistemas através de integrações tem sido de grande valia nesse quesito, trazendo agilidade na comunicação interna e também fornecendo insights proveitosos para a tomada de decisão – mais ágil e mais consciente, com insumos confiáveis. Isso cria uma base sólida de compreensão de tendências, padrões e comportamentos dos clientes, além do próprio mercado em que a marca está inserida. De maneira geral, os Chatbots funcionam como agentes simplificadores, trazendo respostas rápidas e consistentes como seu trunfo principal.
Muito mais que uma tendência passageira
Chatbots são mais do que apenas uma tendência passageira, eles estão transformando a maneira como as empresas fazem negócios e como os clientes interagem com as marcas. Se implementados corretamente, os Chatbots podem gerar ganhos significativos para as empresas, oferecendo um novo nível de gerenciamento, análise e eficiência operacional. Temos visto, na prática, como o público tem aproveitado essa novidade, e sem dúvidas, a abertura é para que cada vez mais dessas soluções sejam levadas ao mundo do e-commerce.