Search

Plataforma unificada multi-IAs: um novo patamar produtivo (e estratégico) para agências de marketing

Foto: divulgação.

Por Gustavo Helou Rahal, sócio-fundador da QWize.

Quebrar paradigmas tem sido o modus operandi de soluções de Inteligência Artificial (IA) no cenário global. Quase que cotidianamente, observamos a evolução de ferramentas que visam facilitar a vida das pessoas e aprimorar processos e serviços, sempre com a inovação no DNA. Hoje, é praticamente impossível discutir esse assunto sem mencionar o papel da IA generativa, um fenômeno de proporções que ainda estamos descobrindo, e que traz novidades numa velocidade extremamente acelerada.

No contexto de agências de Marketing, onde a criatividade é uma matéria-prima absolutamente valiosa e necessária para a geração de conteúdo e a própria construção de estratégias assertivas, a introdução da IA generativa é ainda mais abrangente, por auxiliar o universo do Marketing e suas derivações em praticamente todas as camadas. Claro, isso implica na escolha de uma solução completa, com as funcionalidades esperadas, e de baixo custo.

No último Web Summit Rio, entendo ser importante mencionar, o entendimento compartilhado entre agências de Marketing presentes foi de que a IA, principalmente a generativa, tem um papel fundamental de liberar tempo para o trabalho criativo e ajudar no controle de dados por parte dos anunciantes.

É justamente nesse ponto que o formato de uma plataforma unificada com múltiplas IAs integradas surge como a opção mais vantajosa, por oferecer um diferencial decisivo: unir a melhor ferramenta de IA de cada segmento (texto, foto, SEO, códigos, entre outros) e combiná-las em uma só ferramenta, centralizando acessos e trazendo muito mais praticidade aos usuários, além de economia para as agências.

Do ponto de vista organizacional, a facilidade é inegável, e para a produção, cria-se uma fonte ilimitada de insights, conteúdos e outros materiais compatíveis com diversas modalidades e objetivos estratégicos. Inclusive, esse é um dos motivos que têm impulsionado a criação de plataformas unificadas com múltiplas IAs, capazes de centralizar mais de 25 IAs em uma única assinatura – vale mencionar que, essa é uma modalidade bastante popular entre agências de Marketing.

Adeus bloqueio criativo, olá produtividade com IA!

Para quem trabalha com publicidade e propaganda, vivenciando a rotina de produção de conteúdo e elaboração de estratégias, sabe como a criatividade é um diamante a ser lapidado. Não aparece com a frequência desejada, exige uma concentração que, às vezes, pode levar um certo período de tempo, e eventualmente, acaba em um dos grandes inimigos de qualquer criador, seja ele redator ou designer: o temido bloqueio criativo.

É natural que esse fenômeno aconteça, afinal, todos estamos sujeitos a lapsos de criatividade, mesmo trabalhando incessantemente com o tema. A plataforma unificada de IA chega como antídoto para enfrentar essa condição em todas as frentes do Marketing: na criação de anúncios, pode fornecer títulos atrativos, para textos de blog – mais extensos e técnicos –, fornece desde ideias para pautas de artigos ao desenvolver dos materiais (títulos, introduções, seções e conclusão).

Conteúdo, por sinal, deve ser o alicerce de ferramentas do tipo. É fundamental que funções de correção ortográfica, storytelling, linguagem e tom de escrita, além de técnicas mais avançadas de copywriting, exemplos de propostas que miram o desenvolvimento de textos mais eficazes e persuasivos, sejam contempladas no portfólio de serviços.

Ferramenta para acelerar a colaboração produtiva

Para os profissionais, uma ferramenta unificada oferece a mudança para um trabalho mais inteligente e ágil, em um ambiente de Marketing dinâmico que tolere erros mínimos. A plataforma não substitui as decisões finais das pessoas, mas oferece um suporte de alto nível, com comandos ilimitados e personalizados para extrair todo o potencial da IA no universo publicitário.

Essas soluções podem ser direcionadas para vertentes distintas e se estende para outros departamentos, tanto a área de Social Media, levando uma fonte rica de conteúdo para legendas, posts e descrições, como o setor de e-commerce, passando por toda a cadeia informacional ao redor dos produtos. Sob a ótica do Marketing de Conteúdo, então, sua aplicabilidade é total, abraçando todos os serviços inseridos nesse segmento.

Não se trata de retirar o protagonismo das pessoas, que continuarão tomando as decisões finais e escolhendo as vias criativas que serão cumpridas, mas de fornecer um ‘suporte de luxo’, com comandos ilimitados e personalizados, dentro de uma plataforma desenvolvida para extrair todo o potencial da Inteligência Artificial no universo publicitário, uma ferramenta que facilita a vida do profissional que sabe como utilizá-la.

O futuro da produção de conteúdo passa pela IA

A era da produção de conteúdo impulsionada por IA já começou e isso é uma grande notícia! As agências de Marketing que a abraçam, compreendendo o papel de uma plataforma unificada multi-IAs em seus processos, poderão atingir um nível avançado de criação, o que irá levar a entregas mais qualificadas e estratégias bem-sucedidas – tudo isso, livre de bloqueios e com total integração à era digital.

Compartilhe

Leia também