Por Queit Zunino, diretora corporativa de TI da Craft.
A tecnologia está entrelaçada em nosso cotidiano, tanto na vida pessoal quanto profissional. Seja para pedir uma pizza, pegar um ônibus, fazer uma reunião ou criar um produto revolucionário no seu trabalho, ela está presente em grande parte do que fazemos.
No entanto, não podemos ignorar que todo esse acesso e consumo digital geram impactos ambientais, como o uso de energia, insumos e infraestrutura. Na economia linear, os recursos são desperdiçados e subvalorizados, mas felizmente a economia circular vem ganhando cada vez mais espaço, isto é, os recursos são valorizados desde o início para serem totalmente reciclados ou reutilizados.
É por isso que a CRAFT, uma empresa comprometida com a comunidade e o meio ambiente, adotou a prática de TI Verde seguindo o mindset dos 5 R´s: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar.
A TI Verde inclui a implementação de práticas sustentáveis em tecnologia como a otimização de servidores, utilização de recursos compartilhados, troca de equipamentos, soluções de colaboração e o uso eficiente de energia, que não só reduzem o consumo, mas trazem maior eficiência operacional e segurança dos dados.
Seguindo neste caminho a Craft vem Repensando e Reaproveitando seus ambientes de datacenters e cloud para melhorar a performance e o acesso dos colaboradores. Este movimento vai gerar, até final de 2024, uma Redução 3000kw/h em consumo de energia. O que equivale ao consumo mensal de energia de 20 casas, com quatro pessoas, de acordo com estudo da EPE.
Outra iniciativa relevante é a migração dos arquivos corporativos para a nuvem. Com ela, ampliamos a produtividade e permitimos o gerenciamento de todo o conteúdo corporativo em um único lugar e arquivos com acesso de qualquer ambiente, além de uma gestão de backup mais eficiente.
A segurança no ambiente de trabalho também é uma prioridade e em parceria com Facilities realizamos melhorias dos espaços focadas em conforto e ergonomia. Recentemente, trocamos de mais de 300 equipamentos que já não atendiam às necessidades da equipe.
A mudança foi feita por recursos mais modernos e compatíveis, como a substituição de desktops por laptops; o uso de monitores maiores; e os teclados sem fio.
Em um estudo de 2022 da Universidade de Utah (EUA), pesquisadores descobriram que o uso de múltiplas telas pode aumentar a produtividade em até 30%. A multi-tela, além de aumentar a velocidade das tarefas, reduz o índice de erros. E, este foi o feedback que tivemos dos colaboradores: melhoria significativa no trabalho pelo uso de duas telas de computador.
Reciclar e Reutilizar trata da destinação adequada dos equipamentos eletrônicos, evitando danos ambientais devido a presença de elementos tóxicos, e dando sobrevida aos equipamentos. Dados da pesquisa “Resíduos Eletrônicos no Brasil”, produzida em 2021 pela Green Eletron, revelam que a maioria dos brasileiros (quase 90%) guarda algum tipo de eletroeletrônico inservível em casa, sendo que 30% por mais de um ano.
Apenas no Brasil, mais de dois milhões de toneladas de resíduos eletrônicos foram descartados em 2019, sendo menos de 3% reciclados.
Além de direcionar os equipamentos para centros especializados em Reciclagem reaproveitamento do material, a Craft firmou uma parceria com a Associação Feminina de Estudos Sociais e Universitários (Afesu), organização social que atua com educação e qualificação profissional 100% gratuita e exclusiva para mulheres entre 8 e 24 anos.
Assim, os computadores substituídos da empresa foram destinados à organização de forma responsável, tornando possível a criação de uma nova sala de tecnologia para as assistidas.
Muito mais vem por aí! Com a aplicação da inteligência artificial e automação temos uma poderosa ferramenta para fornecer resultados e sustentabilidade em grande escala, aplicando a reciclagem autónoma, a gestão automatizada de ambientes para evitar uso de recursos em inatividade e a medição de emissões. A Craft está comprometida com a transformação, e ela é verde.