A pandemia trouxe reflexos permanentes para a sociedade, incluindo a antecipação de tendências atuais, como a digitalização acelerada, que se consolidou como um fator de diferenciação entre as empresas.
Um estudo realizado pela TNS Research aponta que as organizações que investem em tecnologia crescem aproximadamente 60% a mais em comparação com aquelas que descartam o aporte na área.
Com esse cenário, todos os segmentos da economia tiveram de se adaptar, inclusive o de logística. Para otimizar os processos e garantir entregas mais dinâmicas e eficientes, as startups focadas em tecnologia podem ser grandes aliadas do setor.
Pensando nisso, separamos 3 empresas voltadas para tecnologias logísticas que estão revolucionando o ramo e ajudando no desenvolvimento e crescimento do segmento:
1. Tecnologia focada em gestão de abastecimento e manutenção
A TruckPag é uma startup de meios de pagamento focada em gestão de frota pesada, que facilita a gestão de abastecimento das frotas e permite maior controle e visibilidade para as transportadoras. Fundada em 2019, em Cascavel (PR), hoje a empresa registra 100% do aumento nas movimentações em combustível, além do registro de mais de 105 mil transações de abastecimento. A empresa, que oferece aos clientes uma gestão completa e unificada da compra de combustível, também trabalha em prol de proporcionar uma tecnologia completa com gestão de manutenção, pedágios e uma solução bancária para as empresas. Hoje, a missão da TruckPag é ajudar cada vez mais gestores e donos de frota a terem ainda mais controle do seu negócio e dos recursos disponíveis, otimizando o tempo e aumentando os lucros.
2. Plataforma de logística integrada
A nstech é a maior empresa de software para supply chain da América Latina. Com mais de 100 soluções end to end na cadeia logística, como TMS embarcador, YMS, WMC, Torre de Controle, gestão de risco, vale-pedágio e pagamento eletrônico de frete, a nstech está presente em diversos países e possui mais de 60 mil clientes ativos no Brasil, América Latina, Europa, África e EUA. São mais de R$ 14 trilhões em mercadorias monitoradas, 160 milhões de fretes trafegando mensalmente e mais de 2,3 milhões de motoristas cadastrados, o maior banco de dados do Brasil. A missão da nstech é fazer com que a logística colaborativa contribua para a mudança do complexo cenário logístico brasileiro.
3. Transportadora digital para o caminhoneiro e embarcador
A Motz é uma transportadora digital que, diferente dos modelos tradicionais, traz mais tecnologia, dinamismo, automatização de processos e um rastreamento eficiente. Com gestão independente e autonomia administrativa, a empresa centraliza a gestão do relacionamento com os caminhoneiros e caminhoneiras por meio de seus processos digitais, facilitando desde a seleção dos profissionais, até a administração dos contratos, com mais segurança e solidez, tanto para os embarcadores quanto para os profissionais autônomos. Na prática, o motorista busca a carga que mais faz sentido, de forma rápida e rotativa, com 100% de transparência em relação aos valores do frete. Desta forma, é responsável pelo transporte das cargas do começo ao fim, monitorando e acompanhando todo o processo.