Siga nas redes sociais

Search

Quais habilidades os CFOs devem ter em seus currículos em 2024?

Foto: divulgação.

Por Fernando Nery, CEO e co-fundador da fintech Portão 3.

Se você está buscando uma vaga de CFO hoje em dia, saber como utilizar inteligência artificial é essencial. De acordo com um levantamento da Datarails, 23% das posições para quem está em busca de ocupar esse cargo em abril exigiam familiaridade com IA, um aumento de 15% em relação às posições que mencionavam essa habilidade em janeiro. Essa tendência é um reflexo do impacto crescente da tecnologia na transformação dos processos financeiros e na eficiência das operações empresariais.

Não é surpreendente que as organizações estejam, cada vez mais, à procura de Chiefs Financial Officer familiarizados com esse sistema inteligente, já que essa tecnologia está revolucionando o modo como o trabalho é realizado. Um líder moderno deve estar disposto e apto a avaliar quais soluções podem tornar as finanças do negócio mais eficientes e precisas. À medida que o cenário financeiro continua a mudar em um ritmo sem precedentes, aqueles que se adaptam e abraçam essas mudanças estarão melhor posicionados para avançar em suas carreiras e impulsionar o crescimento estratégico.

No entanto, a IA não é a única habilidade nova que o CFO de hoje precisa ter. As descrições de cargos também demandam que esses profissionais sejam estrategistas de longo prazo. Os anúncios de emprego que buscavam líderes com habilidades de planejamento aumentaram quase 31% em apenas três meses, enquanto quase um quarto a mais procurava alguém com habilidades de redação de relatórios, em adição, houve um aumento de 18% nas aberturas que queriam candidatos com habilidades analíticas.

Todas essas habilidades refletem o que as empresas estão procurando em um Diretor Financeiro: solucionadores de problemas criativos que possam usar a tecnologia para melhorar a eficiência hoje, enquanto mantêm um olhar atento para o futuro. Desde que a pandemia de Covid-19 abalou o mundo em 2020, o clima organizacional se tornou menos previsível e com a inflação persistente, a queda na confiança do consumidor, guerras externas e uma eleição presidencial extremamente importante se aproximando, as coisas estão longe de serem certas agora. O CFO ideal é aquele que pode navegar pelas situações atuais, se preparar para o que está por vir e, talvez, usar a IA para melhorar nos próximos trimestres.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail