Siga nas redes sociais

Search

3 tendências de logística no setor de abastecimento

Compartilhe

Kassio Seefeld TruckPag
Foto: divulgação

O setor de logística é uma das áreas mais importantes para o desenvolvimento do país e para a manutenção de outras atividades nacionais e até internacionais.

Segundo o Instituto de Logística Supply Chain (ILOS), o segmento movimenta aproximadamente R$ 1,5 trilhão por ano no Brasil, além de representar mais de 13% do Produto Interno Bruto (PIB). A logística abrange diversas frentes e uma delas é a de abastecimento.

Atualmente mais 140 bilhões de litros de combustíveis são comercializados no país, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

“Quando pensamos especificamente em transportadoras e frotas pesadas, o diesel é o personagem principal. Hoje os dados confirmam que este é o combustível mais comercializado no país com mais de 60 bilhões de litros vendidos. Nesse ponto, a logística de abastecimento é crucial para o processo efetivo das entregas finais, da manutenção sustentável da frota e principalmente para a economia da transportadora”, explica Kassio Seefeld, fundador e CEO da TruckPag, startup de meios de pagamento focada em gestão de frota pesada.

A partir desse cenário, o especialista listou três tendências que serão destaques no setor de logística e abastecimento em 2024. Confira:

1. Digitalização dos meios e automação

Não é segredo que boa parte dos processos empresariais já seguem uma linha digital e no meio logístico não seria diferente. Apesar disso, ainda há muitas empresas e transportadoras que utilizam planilhas de organização.

Nesse cenário, o conceito trabalha em prol de agregar na otimização dos processos e operações, além de também gerar economia de tempo e financeira por meio da ampla visibilidade sobre a frota inteira. Vale ressaltar que os sistemas baseados em inteligências artificiais promovem a automação dos dados, dessa forma pontos como o plano de rotas e a padronização dos pagamentos se tornam mais práticos e de fácil acesso.

2. Sustentabilidade

A pauta de sustentabilidade está cada vez mais presente no meio logístico e de abastecimento como uma preocupação geral do setor. A tendência é que novas tecnologias sejam usadas para contribuir na causa sustentável, como a otimização dos recursos, conscientização do consumo de combustível e a gestão de rotas para redução de emissão de gases.

3. Análise de dados e planejamento das frotas

Dentro desse cenário, a análise de dados apoiará as transportadoras no gerenciamento inteligente das frotas, principalmente referente ao abastecimento. A partir das tecnologias de diagnósticos, é possível prever futuros riscos, trabalhar a redução de custos e tornar a operação mais eficiente e rentável desde o momento do planejamento da construção da cadeia de abastecimento para uma operação fruída.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail