Siga nas redes sociais

Search

Dia do Agricultor: 3 startups que querem reduzir o impacto ambiental no setor

Compartilhe

Foto: thophilong/Pixabay

A agricultura é um dos setores mais importantes da economia brasileira. Para homenagear os profissionais desse segmento, no dia 28 de julho é comemorado o Dia do Agricultor.

Essa celebração ocorre uma vez que, nesse dia, em 1960, foi fundado o Ministério da Agricultura, no mandato do presidente Juscelino Kubitschek.

A data, por sua vez, tem como objetivo reconhecer a importância desses profissionais, que desempenham um papel crucial na produção de alimentos e no desenvolvimento econômico do país.

A atividade agrícola causa grande impacto no meio ambiente, pois ela consome muita água, causando poluição por nitrato nas fontes de águas superficiais e subterrâneas, o que contribui para o desmatamento e poluição do ar.

Para mudar esse cenário, a tecnologia na agricultura, também conhecida como agrotecnologia ou agricultura de precisão, está revolucionando o setor, aumentando a eficiência, a produtividade e a sustentabilidade das práticas agrícolas.

Nesse sentido, listei três startups empenhadas em reduzir os impactos ambientais na atividade agrícola:

Diversa.bio

Com uma proposta de sistema circular de alimentos, a Diversa.bio, por meio de sua plataforma, promove uma agricultura sustentável e biodiversa. Nesse sentido, atuando com agricultores parceiros da região do Cinturão Verde de SP, possui uma abordagem em diversos biomas, desenvolvendo comunidades rurais locais para uma agricultura otimizada e regenerativa. A startup foi acelerada pelo InovAtiva de Impacto Socioambiental e conta com uma equipe com mais de 75 anos de experiência em sistemas alimentares, além de 20 anos em pesquisa na busca por trazer alternativas ao atual modelo de consumo e cultivo de alimentos.

Apys Inteligência Apícola

Tecnologia que busca fortalecer a apicultura dentro do agronegócio brasileiro, a Apys Inteligência Apícola é uma ferramenta voltada aos criadores de abelhas. Por meio de suas soluções, o apicultor tem acesso à inteligência artificial e algoritmos de machine learning, que o ajudam no melhor aproveitamento do seu pasto apícola. Nesse sentido, é possível registrar suas atividades e analisar os dados por meio de relatórios gerenciais que facilitam a tomada de decisão no que tange o fortalecimento e produção de suas colmeias. Além disso, permite a conexão entre todos os envolvidos na cadeia produtiva, o pequeno produtor, a agroindústria do mel e o mercado interno e externo. Acelerada pelo InovAtiva de Impacto, a startup proporciona uma apicultura produtiva, lucrativa e sustentável. 

iMicro-Biotech

Startup de biotecnologia fundada por pesquisadores motivados a criarem soluções biológicas inovadoras para a agricultura, a iMicro-Biotech desenvolve fertilizante biológico sustentável, aumentando a produtividade da soja e milho em, respectivamente, 6% e 15%. Com a solução, evita-se a emissão de gases de efeito estufa equivalentes a 4,3 toneladas de COhectare, o que ajuda a promover práticas agrícolas sustentáveis alinhadas às ODS 2.3 e 2.4. Acelerada pelo InovAtiva de Impacto, impulsiona melhorias na performance da produção agrícola e retorno aos investimentos de seus clientes.

Compartilhe

Jornalista do ecossistema de startups

Leia também

Receba notícias no seu e-mail