Search

O papel da tecnologia na eliminação de fraudes no controle de ponto

Foto: divulgação.

Por Daniel Godoy, CEO e fundador do Apponte.me.

A fraude no controle de ponto é um problema persistente em muitas empresas, independentemente do porte ou setor de atuação. Tradicionalmente, esse controle era manual, sendo realizado como por livros ou folhas de ponto. No entanto, essa prática é altamente suscetível a falhas de sistema, pois carece de mecanismos inovadores que previnam registros indevidos. É o caso, por exemplo, quando um colaborador marca o ponto por outro, por meio de crachás ou cartões magnéticos, alterando os horários de entrada e saída. Aqui vale destacar que até mesmo sistemas biométricos, que leem impressão digital, são suscetíveis a fraudes.

Com os avanços tecnológicos, novas soluções começam a aparecer no mercado, como é o caso dos relógios de ponto com sistemas auditáveis, que se destacam especialmente quando equipados com foto, reconhecimento facial e geolocalização. Esses dispositivos oferecem uma camada adicional de segurança ao autenticar a identidade do funcionário de maneira mais precisa e confiável. O reconhecimento facial, por exemplo, não só identifica a pessoa, mas também detecta expressões, o que pode ser útil para análises mais profundas sobre o comportamento e bem-estar de cada indivíduo.

A integração dessas inovações mostra-se necessária para eliminar os erros, e garantir que as marcações sejam realizadas pelas pessoas certas e nos locais corretos, como é o caso de colaboradores que deslocam-se até o cliente. Estes controles são capazes de fornecer registros mais precisos e inalteráveis. Além de serem sistemas conectados a servidores em tempo real, dispensam a necessidade de transporte manual de dados e, consequentemente, diminuem a vulnerabilidade a manipulações.

O futuro promete ser ainda mais avançado com a adoção da inteligência artificial. As plataformas de ponto, até então projetadas por humanos, evoluem constantemente para atender às necessidades de segurança e eficiência. Não é de se duvidar que a IA generativa poderá prever riscos, identificando padrões de comportamento que indiquem possíveis fraudes. Por exemplo, sistemas que analisarão expressões faciais e que poderão prever a probabilidade de um colaborador faltar ao trabalho com base no seu estado emocional observado no dia anterior.

Nos próximos anos, espera-se que estas tecnologias integrem ainda mais funcionalidades, com controle de pontos e gerenciamento de atividades específicas por meio de sistemas como timesheet e cálculos automáticos de folha de pagamento. Esse complemento permitirá uma gestão mais eficiente e segura dos recursos humanos, além de proporcionar uma maior transparência nas relações trabalhistas.

A importância de um controle eficaz vai além da simples conformidade legal. Ele assegura que tanto empregadores quanto empregados tenham clareza e justiça na contabilização das horas trabalhadas. Para as empresas, a utilização de sistemas tecnológicos avançados reduz gastos excessivos com horas extras indevidas e garante que os funcionários estejam efetivamente presentes e trabalhando, mesmo em regimes de trabalho remoto.

Os desafios na eliminação de fraudes ainda são significativos e a criação de um sistema infalível é complexa. Por isso, as empresas frequentemente recorrem a auditorias e mecanismos de controle para minimizar os riscos. Por isso vale destacar que a adoção de tecnologias digitais e a constante inovação nesse campo oferecem uma perspectiva otimista para a redução de práticas fraudulentas.

Por fim, não podemos deixar de falar sobre o benefício econômico. As plataformas online reduzem a necessidade de investimentos em hardware e manutenção, sendo soluções mais acessíveis e eficientes para as empresas. Em muitos casos, por meio de uma assinatura mensal, as organizações têm acesso a todas as ferramentas necessárias para um controle eficaz e seguro de seus colaboradores, garantindo segurança jurídica e redução de custos frente a soluções obsoletas. Afinal, o mundo está cada vez mais conectado e você não pode ficar fora dessa!

Compartilhe

Leia também