Search

Cuidados tributários e contábeis para consultórios e clínicas médicas

Marcell_2 (1)
Foto: divulgação

Por Marcell Oliveira, head de produtos contábeis na Amigo Tech.

O ambiente de negócios brasileiros continua, ano após ano, entre os mais complexos do mundo, caracterizado por uma infinidade de demandas burocráticas que sobrecarregam os gestores.

Um dado que ilustra com fidelidade esse cenário é o relatório “Doing Business”, do Banco Mundial, indicando que as empresas no Brasil gastam, em média, 1.501 horas anuais apenas para cumprir obrigações tributárias, número que nos coloca na indesejada liderança global neste quesito.

Em termos práticos, essa complexidade se traduz em um uso desproporcional de recursos em atividades não relacionadas ao core business, reduzindo a eficiência operacional e a capacidade de inovação, e exigindo uma gestão rigorosa e bem estruturada dessas demandas para garantir a conformidade com as legislações e a perenidade dos negócios.

Partindo dessa constatação e voltando o olhar para o mercado da saúde, podemos observar que a gestão de consultórios e clínicas médicas envolve uma série de desafios que vão muito além do atendimento ao paciente. Um estudo do Medscape com 1.599 médicos brasileiros escancara essa realidade, atestando que o tempo dedicado à burocracia ocupa mais de 10 horas semanais para 67% dos médicos, sendo que 43% gastam mais do que 15 horas semanais.

A lucratividade desses empreendimentos está intimamente ligada a uma administração eficiente, que inclui a atenção aos aspectos tributários e contábeis. Ignorar esses pontos pode resultar em problemas financeiros significativos e até mesmo na inviabilidade do negócio em alguns casos. Portanto, entender e aplicar boas práticas na gestão financeira e contábil é essencial para garantir a sustentabilidade e o crescimento dessas empresas na área da saúde.

Pontos de atenção na gestão financeira de hospitais, clínicas e consultórios

Como abordado anteriormente, a gestão financeira em hospitais, clínicas e consultórios exige um foco rigoroso em vários aspectos críticos. A folha de pagamentos é uma área particularmente sensível, pois erros podem resultar em passivos trabalhistas, desmotivação dos funcionários e outros problemas. A emissão de notas fiscais é outro ponto vital; falhas nesse processo podem levar a multas e problemas de conformidade.

Além disso, a gestão de contas a pagar e receber deve ser precisa para manter o fluxo de caixa saudável. Cada uma dessas áreas requer uma atenção meticulosa para evitar problemas financeiros que podem comprometer a viabilidade do negócio.

O mercado tem demonstrado uma tendência crescente em centralizar essas demandas através da tecnologia. Sistemas integrados de gestão financeira oferecem aos gestores uma visibilidade aprimorada de todos os processos, permitindo uma administração mais eficiente e estratégica. A procura por soluções que automatizam tarefas repetitivas e forneçam dados em tempo real que auxiliam na tomada de decisões informadas, sem dúvidas, só tende a se intensificar.

Desafios e oportunidades na tributação

A gestão tributária costuma ser um ponto sensível para hospitais, clínicas e consultórios, onde muitos negócios acabam cometendo erros críticos devido à falta de conhecimentos especializados. A escolha do regime tributário mais adequado, por exemplo, seja Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, é fundamental e pode impactar diretamente a lucratividade do negócio. A adequação à menor carga tributária legal segura requer um planejamento meticuloso e a assessoria de especialistas na área da saúde para assegurar que todas as oportunidades de economia sejam devidamente aproveitadas.

Uma estratégia em voga para obter uma eficiência tributária, principalmente em clínicas e consultórios, é a equiparação hospitalar, um processo que envolve uma série de requisitos legais específicos. Os benefícios dessa estratégia incluem a redução em até 70% do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e 62,5% da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Esses resultados impactam positivamente a margem de lucro das clínicas no médio e longo prazo e trazem a oportunidade de investimento para clínicas e seus profissionais ao longo da carreira com a eficiência obtida.

Apesar dos desafios, a tributação também apresenta oportunidades para a otimização fiscal e ganhos de eficiência. Implementar uma gestão de tributos robusta, suportada por tecnologias avançadas, proporciona maior visibilidade e controle sobre as obrigações fiscais. E aqui, há de se reconhecer também o papel da tecnologia, que tem revolucionado a forma como essas tarefas são realizadas, oferecendo soluções automatizadas que minimizam erros e fortalecem a gestão tributária.

De fato, não é fácil vencer a pesada carga burocrática que recai sobre os negócios brasileiros. As rigorosas exigências legislativas e regulamentares podem facilmente desviar o foco das atividades principais, comprometendo a produtividade e, por consequência, o potencial lucrativo dos empreendimentos de saúde.

Não à toa, lideranças e gestores têm cada vez mais percebido o valor da tecnologia como aliada estratégica. O que faz a diferença agora é saber como escolher o parceiro contábil e softwares de gestão ideal e implementar essas ferramentas de maneira eficaz, transformando desafios em vantagens competitivas e pavimentando um caminho de mais eficiência e crescimento no mercado da saúde.

Compartilhe

Leia também