Siga nas redes sociais

Search

Como essa comunidade de educação em vendas B2B cresce 20% ao mês

Compartilhe

Foto: divulgação.

Lifelong learning, ou aprendizado ao longo da vida, é um conceito que defende que a aprendizagem não deve terminar após a conclusão da educação formal. Baseada nessa concepção, a PipeLovers, comunidade de educação em vendas B2B que disponibiliza aulas on-line e ao vivo, tem alcançado um crescimento contínuo de 20% ao mês na base de clientes no primeiro semestre deste ano.

Gustavo Pagotto, fundador do negócio, conta que a ideia surgiu a partir da sua jornada como líder de vendas de grandes empresas como Linkedin e TOTVS, onde ganhou bagagem como executivo e construiu uma forte rede de relacionamentos com profissionais experientes de grandes empresas globais.

Quando me tornei mentor do G4 Educação, percebi que as empresas pequenas e médias vivem ilhadas e os times comerciais não possuem uma cultura de treinamentos recorrentes, principalmente pelo fato de estarem desconectados das principais tendências de mercado. Assim surgiu a PipeLovers, uma universidade corporativa de vendas onde quem ensina são experts de mercado em um modelo de comunidade baseado em benchmarking, networking e mentorias coletivas com os alunos”, destaca.

O lifelong learning está atrelado ao propósito da empresa e tem muito a agregar aos negócios em geral, já que acompanhar as mudanças sociais e de mercado é essencial para o sucesso de uma empresa. No caso da edtech, foi desenvolvido um mapa de competências para ajudar vendedores a atingir a alta performance através de quatro dimensões: visão de negócios, conhecimento técnico, relacionamento interpessoal e autodesenvolvimento.

São 10 competências quebradas em mais de 50 assuntos que são estudados na comunidade semanalmente nas aulas ao vivo, onde os alunos são direcionados a conteúdos de acordo com sua função na área comercial. O formato de comunidade e plataforma de conteúdo permite que cada aluno consuma o conteúdo pertinente ao seu nível de conhecimento e busque pares na rede com desafios semelhantes”, complementa.

Enquanto as escolas de negócio tradicionais estão focadas em fazer imersões e programas presenciais, a edtech optou por escalar no modelo virtual trazendo mentores com experiência prática comprovada no mundo real, gerando maior engajamento com seus alunos e conteúdos que podem ser aplicados imediatamente.

As empresas que contratam o serviço conseguem implementar programas de desenvolvimento individual (PDI) individualizados para suas forças de vendas em poucos dias, aumentando as taxas de retenção de funcionários e também a atratividade de novos talentos. Já os alunos têm acesso imediato a uma grande quantidade de conteúdo especializado para resolverem problemas do seu dia a dia.

O caso mais emblemático foi de uma vendedora que não atingia suas metas há seis meses e depois de uma aula de gestão do tempo e uso de CRM conseguiu não apenas retomar seus resultados, mas representou metade das vendas do seu time em dois meses depois“, ressalta.

Fundada em 2022, cresceu rapidamente e já conta com mais de 2 mil alunos ativos na plataforma, onde estão disponíveis mais de 450 horas de conteúdo gravado e 5 horas de aula ao vivo toda semana.

No início, o modelo de negócio era de vendas para pessoa física, mas ao final de 2023 pivotou para vendas a pessoas jurídicas e já soma mais de 160 clientes corporativos.

Um dos parceiros é Romualdo da Silva, CEO da ConnectThink, que comenta como a Pipelover ajudou no time:

A comunidade Pipelovers representa um novo modelo de aprendizagem e conexões. A Connect Think tem uma parceria importante onde apoiamos usuários e clientes em demandas de integração com os principais sistemas de vendas do Brasil. Além disso, também aproveitamos para seguir fortalecendo o conhecimento do nosso time e nos conectando com novas empresas e profissionais“.

Bruna Machado, coordenadora comercial da CRMThink, destaca os benefícios de participar da comunidade:

Participar da comunidade e consumir o conteúdo da Pipelovers tem feito muita diferença para o time, a partir de algum conteúdo criamos a discussão do tema e identificamos juntos como melhorar ou incluir no nosso dia a dia. É de fato um desafio ter e manter uma rotina de treinamentos, mas certamente uma comunidade tão agregadora, como a Pipelovers, nos motiva a ir em busca do conhecimento”.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail