Por Diego Beltrame, ServiceNow Evangelist & Presales na Aoop.
A automação inteligente tem se consolidado como um pilar fundamental na transformação digital das empresas, impulsionando eficiência, produtividade e inovação.
Em um mercado cada vez mais robusto e competitivo, a adoção de tecnologias com este propósito extrapola sua posição como apenas uma opção, se consolidando como uma necessidade estratégica fundamental para o atual cenário corporativo, independente de porte ou ramo de atuação.
Com isso, assegurar uma implementação correta da automação representa uma vantagem competitiva significativa, permitindo que as instituições se adaptem rapidamente às mudanças do mercado e atendam melhor às expectativas dos clientes.
Isso porque, um processo de robotização bem-sucedido possibilita que corporações aliviem seus colaboradores das tarefas manuais e repetitivas, liberando-os para se concentrarem em atividades que agregam valor concreto. O efeito desse aspecto alavanca a satisfação dos funcionários e potencializa a inovação interna, uma vez que talentos passam a ser direcionados para projetos estratégicos e engenhosos.
A eliminação de tarefas redundantes resulta ainda em estruturas mais ágeis e eficientes, contribuindo diretamente para a redução de custos operacionais e a aceleração do tempo de resposta.
Além disso, a otimização dos fluxos de trabalho é elevada a um novo nível. Até porque, processos otimizados significam menos retrabalho, maior agilidade e, consequentemente, clientes mais satisfeitos ao final do dia.
Indo mais além, a capacidade de analisar dados robustos de maneira célere permite a obtenção de insights acionáveis, em que as organizações podem tomar decisões mais inteligentes e embasadas. Tudo isso se torna possível porque plataformas responsáveis pela mecanização de tarefas, como a ServiceNow, permitem que as instituições antecipem tendências, identifiquem oportunidades e naveguem com mais confiança em um ambiente de negócios atual, consideravelmente mais dinâmico.
Outro aspecto importante para a automação inteligente se concentra na democratização da inovação por meio de recursos low-code/no-code, permitindo que qualquer pessoa, independentemente de suas habilidades técnicas, crie soluções inovadoras.
Esse recurso empodera os colaboradores e as áreas de negócio, impulsionando a agilidade organizacional e fomentando um ambiente mais criativo, onde ideias fluem livremente.
Benefícios estruturados
No entanto, para que a jornada seja considerada bem-sucedida e traga os efeitos esperados, é preciso que passos estruturais sejam respeitados. O primeiro deles é a análise estratégica e a definição dos objetivos da companhia. Neste estágio, é fundamental responder perguntas como “O que desejamos alcançar com a automação?”.
Por mais óbvio que isso pareça, definir antecipadamente as metas do processo, que podem incluir a redução de custos, o aumento da produtividade ou a melhoria da experiência do cliente, é fundamental para avaliar os melhores caminhos para o cenário desejado.
Com objetivos claros, a próxima etapa é identificar os processos mais propensos a serem beneficiados pela robotização, começando com tarefas repetitivas e manuais. Neste estágio, é comum nos depararmos com um dos maiores desafios e erros da área: a tentação de automatizar tudo de uma vez.
Porém, é muito mais eficaz iniciar o processo por meio de projetos piloto em áreas específicas para testar novas plataformas, ajustar métodos e medir resultados. Respeitando estes níveis, a empresa tende a identificar problemas e realizar todos os ajustes necessários antes de efetivar uma implementação em larga escala, garantindo uma transição suave e bem mais assertiva.
Por conta desta complexidade, nem todas as organizações possuem o conhecimento técnico necessário para implementar a automação inteligente. Nestes casos, a chave para o sucesso pode estar na busca por ajuda especializada de parceiros que possam desenhar os caminhos e fornecer suporte contínuo.
Caminho sem volta
Pensando nas vantagens atreladas às plataformas de mecanização, peguemos novamente a ServiceNow como base. Plataformas robustas e escaláveis oferecem soluções em nuvem que robotizam uma ampla gama de tarefas e processos em diversos setores, quebrando silos organizacionais e fornecendo insights acionáveis para a tomada de decisões.
Outra vantagem importante é a inovação e agilidade aprimorada que plataformas trazem ao disponibilizar recursos próprios de IA (como NOW LLM / Now Assist / Machine Learning / Analytics), RPA, No-Code studio e fluxos prontos de caixa para as principais indústrias e processos.
A combinação desses recursos com a IA fornece ainda o enfoque na análise preditiva, utilizando machine learning para prever eventos futuros, como churn de clientes, falhas de equipamentos e picos de demanda, permitindo ações proativas e preventivas.
A jornada para a automação inteligente é um processo contínuo que exige planejamento, investimento e adaptação. Ao robotizar tarefas repetitivas e manuais, as empresas podem aumentar sua eficiência, reduzir custos e impulsionar a inovação a novos níveis, recebendo melhorias e aprimoramentos em toda a escala. Estamos diante da possibilidade de garantir novos níveis de produtividade para as organizações, e construir um futuro mais inteligente e conectado.