Search

Como a IA da Zoho otimiza a rotina de gestores de projetos

Monitorar e garantir que os resultados sejam alcançados. No entanto, dependendo do volume de atividades que uma gestão de projetos possui, as tarefas ficam quase que inviáveis de serem acompanhadas por um único profissional. As consequências podem bater na porta: atrasos, entregas mal feitas, estresse, entre outros.

Nesse contexto, a tecnologia pode ser um braço fundamental. Principalmente quando colocamos a inteligência artificial (IA) em evidência para auxiliar nessa execução.

A IA tem se tornado cada vez mais uma ferramenta fundamental no crescimento das startups brasileiras, por exemplo. Atualmente, 78% das empresas inovadoras do país já utilizam as tecnologias que usam algoritmos e dados para automatizar processos e fornecer insights.

Os dados são do levantamento Founders Overview 2024, realizado pelo Sebrae Startups em parceria com a investidora de empresas em estágio inicial ACE Ventures.

A pesquisa, que entrevistou cerca de 900 empreendedores com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 300 milhões, mostrou que o resultado é que 65% das startups brasileiras tiveram aumento no seu crescimento e eficiência operacional com utilização da IA.

A análise de dados é a principal função das ferramentas nas empresas brasileiras (27,4%), seguido pela automação de processos (24,8%), pela otimização do marketing (18,5%) e para a personalização da experiência do usuário (16,4%).

Como dizem hoje em dia, dados são o novo petróleo no mundo, e além de acompanhar e atualizar os dados, o Zia, assistente com IA nativa da Zoho Projects, ainda interpreta o que está sendo solicitado em tempo real.

O principal benefício da Zia é a capacidade de transformar complexidade em clareza. Ao interpretar os dados em tempo real, ela não só responde às necessidades imediatas, mas também antecipa insights valiosos, permitindo que as empresas tomem decisões mais informadas e ágeis”, destaca Marina Scotelaro Pantoja, gerente de marketing Zoho Projects.

Na prática, se o gestor de projeto precisa saber o status de uma atividade, listar eventos futuros, atribuir usuários a tarefas ou até mesmo criar um projeto do zero, a IA da Zoho torna isso ainda mais fácil com uma interface conversacional.

Entre as principais facilidades da Zia estão:

  • Criar projetos e tarefas
  • Visualizar e atualizar detalhes das tarefas ou problemas
  • Fechar tarefas ou problemas e agendar eventos
  • Alterar a prioridade da tarefa, atualizar o status da tarefa
  • Iniciar e parar cronômetros de tarefas e gerenciar timesheet
  • Acesso rápido à informação e redução do tempo de busca

Dentro da ferramenta, ainda é possível encontrar mais facilidade para a rotina diária de um gestor de projetos, como:

  • Zia Search: elimina a dificuldade das complexas consultas de pesquisa, permitindo que você encontre informações rapidamente usando linguagem conversacional. Faça perguntas como se estivesse falando com outra pessoa e a Zia terá as respostas que você precisa.
  • Zia Insights: entende e resume seus dados de projeto, fornecendo insights acionáveis para ajudá-lo a acompanhar e melhorar a eficiência do projeto. Assim, pode identificar gargalos, otimizar a alocação de recursos e muito mais, ajudando-o a tomar decisões informadas que impulsionam o sucesso do projeto.
  • Zia Translate: capacidade de traduzir mais de 70 idiomas e aproveitar ao máximo o talento global sem se preocupar com problemas de comunicação.

Gestão de projetos com ChatGPT

Além de todas as funcionalidades já mencionadas, o Zoho Projects incluiu a Inteligência Artificial Generativa com o ChatGPT, permitindo que o gestor de projeto crie, refine e otimize conteúdo e processos de gerenciamento de projetos.

Entre os benefícios dessa integração estão a geração de conteúdo, com reformulação de frases ou palavras, descrição de projetos, resumos, tom da mensagem, entre outras formas que o ChatGPT pode auxiliar a ferramenta”, complementa Marina.

Quer conhecer a Zia, inteligência artificial da Zoho Projects? Acesse o site clicando aqui e saiba mais.

Compartilhe

Leia também