A KPMG, empresa de auditoria e consultoria tributária se uniu a SoulCode Academy, edtech brasileira com foco em letramento digital e impacto social, para oferecer 100 bolsas de estudos para quem estiver cursando entre o segundo e o penúltimo semestre de algum curso de tecnologia da informação.
As bolsas completamente gratuitas serão divididas em dois bootcamps de Delivery Center, buscando preparar profissionais para dominar tecnologias que impulsionam a transformação digital nas empresas.
Através de um aprendizado aprofundado em SAP, OCI, Power Platform, ServiceNow, BTP, Node.js e ABAP, os participantes desenvolverão as habilidades e conhecimentos necessários para otimizar processos, automatizar tarefas, integrar sistemas e criar soluções inovadoras que atendam às demandas do mercado em constante evolução.
“Para diminuir o GAP de profissionais de tecnologia, é preciso investir em capacitação. Sem profissionais qualificados, nós seguiremos enfrentando problemas de falta de mão de obra no setor que mais cresce no mundo. Capacitar é dar oportunidade, é fazer com que jovens e adultos possam almejar crescer profissionalmente e tenham respaldo para isso”, afirma Carmela Borst, CEO e cofundadora da SoulCode Academy.
Um relatório da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) aponta que o Brasil forma 46 mil pessoas com perfil tecnológico por ano, mas seriam necessárias 70 mil para atingir a necessidade do mercado.
Dados de um levantamento encomendado pela Gi Group Holding, em parceria com a universidade tecnológica italiana Politecnico di Milano, e a empresa de inteligência de dados INTWIG Data Management, mostram que no Brasil, apenas 10,9% das organizações dizem não ter dificuldades para encontrar mão de obra qualificada no setor de tecnologia da informação, enquanto 43,7% apontam que sofrem “um pouco” ou “em grande medida” para encontrar trabalhadores com habilidades digitais avançadas.
“O acesso à capacitação é a oportunidade que falta para muitos profissionais em fase de formação, especialmente os jovens, conseguirem ingressar ao mercado de trabalho. Com essa oportunidade aberta, criamos chances de equivalência para muitos candidatos em busca de uma vaga, contribuindo ainda mais para a mão de obra qualificada no mercado”, explica Fábio Silveira, sócio-diretor de Talentos da KPMG no Brasil.
Os interessados devem ser residentes da capital de São Paulo ou região metropolitana e ter nível intermediário de inglês para conversação, leitura e escrita. As inscrições podem ser feitas no site, até 28 de outubro.