Por Gustavo Carrer, head de desenvolvimento de negócios na Inwave.
O varejo é um mercado competitivo, especialmente quando o assunto é capturar a atenção do consumidor no momento certo e aumentar a conversão. Com o avanço da tecnologia, trabalhar a comunicação direta dentro da loja tornou-se mais simples e acessível: o retail media ganha força e relevância para elevar o ticket e até mesmo fidelizar os clientes.
Estrategicamente posicionados nos pontos mais nobres das lojas, o retail media tem o potencial de impactar diretamente o comportamento do consumidor, utilizando a tecnologia de dados para criar experiências de compra mais personalizadas e eficazes.
A força da personalização
O retail media é uma estratégia emergente envolvendo a utilização de espaços publicitários disponíveis dentro das redes de varejo, sejam eles físicos ou digitais. Sua capacidade de influenciar os consumidores no momento exato da compra é ampla graças à tecnologia de captura e análise de dados.
Se a rede conta com inteligência de dados para conhecer o comportamento dos seus clientes, é possível traçar estratégias personalizadas para aprimorar a experiência destes. Enquanto os dados extraídos do CRM ou em aplicativos de fidelidade coletam dados de consumidores que finalizam suas compras, existem novas tecnologias que possibilitam um entendimento amplo sobre o comportamento dos visitantes das lojas.
A tecnologia de Vídeo Análise, por exemplo, transforma imagens das câmeras de CFTV em dados estratégicos, que servem como subsídios para as estratégias de marketing, como idade e gênero, relacionadas a padrões de comportamento por loja, horário, dia do mês etc.
Além disso, a tecnologia permite mapear o percurso dos clientes na loja, identificando pontos de interesse, interações com produtos, áreas mais frequentadas ou tempo médio gasto em cada seção.
Através do cruzamento destes dados é possível definir estratégias alinhadas com o público e objetivos da rede, exibindo em suportes físicos ou em telas digitais estímulos que o motivem a percorrer a loja e conferir os produtos. Essa abordagem não apenas melhora a experiência do cliente, como também aumenta a probabilidade de conversão e elevação do ticket, impulsionando a rentabilidade nas vendas.
Além de influenciar compras imediatas, a tecnologia de dados no varejo oferece benefícios a longo prazo, especialmente em programas de fidelidade e estratégias de CRM. Os insights gerados a partir da tecnologia de dados de monitoramento consolidados em dashboards, permite criar um relacionamento mais profundo, personalizado e segmentado, oferecendo recompensas e incentivos que melhoram a retenção dos clientes e, consequentemente, o lucro das vendas.
Como inserir retail media nas lojas?
Entendemos até aqui que os dados sobre o público-alvo são ativos estratégicos para gerar entendimento dos varejistas acerca do perfil dos visitantes e dos consumidores de suas lojas, sendo possível direcionar mensagens assertivas e com impactos no ROI das empresas através da mídia que é gerada a partir da apuração dessas informações.
Uma pesquisa da Path to Purchase e Skai aponta, inclusive, que os retail media ocupam o primeiro lugar na lista dos canais de marketing em 2024, sendo uma posição importante para valorizar a integração de dados dentro do varejo.
Existem diversas formas de explorar retail media dentro das lojas, desde painéis de led instalados para esta finalidade, até as antenas de alarme nas entradas (sistema EAS), que além de garantirem a proteção contra furtos nas lojas, permitem a instalação de banners publicitários que conversam diretamente com os clientes e os convidam para a compra.
Uma alternativa de destaque para a utilização de campanhas publicitarias nas lojas são as próprias telas dos dispositivos em exposição, como smartphones, tablets ou TVS. Com uso de um softwarede gestão e controle, é possível transformar as telas dos dispositivos em um veículo poderoso de mídia, integrado e controlado remotamente.
É importante entendermos que todo este processo tem início com as métricas de análise geradas a partir da tecnologia de dados, e que a apuração desses insights são a verdadeira base para a melhoria da experiência de compra e dos resultados.
A tecnologia de dados se consolida, portanto, como um aliado indispensável no sucesso de comunicações precisas e que criem experiências de compra mais envolventes e relevantes aos clientes, levando a um efeito cascata que gera mais engajamento, mais produtividade, mais eficiência e resultados maiores nas métricas rentáveis da empresa.