Siga nas redes sociais

Search

Intraempreendedorismo representa oportunidade de novos negócios

Compartilhe

Alaíde Barbosa
Foto: divulgação

Por Alaíde Barbosa, empreendedora e autora.

O estabelecimento de planos de carreira e oportunidades de crescimento no mundo corporativo é essencial para despertar o espírito empreendedor no indivíduo. Geralmente, esse comportamento pode ser percebido ainda na fase do estágio, quando alguns colaboradores se destacam ao apresentar novas ideias de negócio no seu ambiente de trabalho.

Também conhecida como intraempreendedorismo, a atividade de empreender internamente revela-se como uma oportunidade de desenvolver novas lideranças, que costumam ter a busca pelo aprimoramento constante e a dedicação total aos projetos como características evidentes. Dedicação, resiliência, superação e fé são os quatro principais pilares de um empresário de sucesso que inicia sua trajetória profissional criando negócios in loco através do intraempreendedorismo.

A “mentalidade de dono” deve ser mantida como um processo de padronização de atividades, bem como na tomada de decisões dentro da organização empresarial, desde a fase inicial de colaboração entre as partes. Um empreendedor pode nascer dentro de um negócio e permanecer ali até encontrar o momento oportuno de desenvolver sua própria empresa. Porém, para ampliar horizontes e conseguir se destacar, é necessária dedicação elevada no ambiente de trabalho.

Transição na carreira impulsiona empreendedorismo

A transição na carreira pode ser entendida como um conjunto de pensamentos inquietantes que definem o momento cabal para a tomada dessa importante decisão. Afinal, mudar de área, deixar o regime CLT e empreender são questões que permeiam a mente de quem está insatisfeito com sua posição atual.

Entender esse processo como uma renovação e o encerramento de um ciclo é fundamental para seguir adiante. À primeira vista, essa atividade pode parecer um procedimento doloroso, mas é através da reinvenção que o espírito empreendedor se consolida.

Dentro dos negócios, o movimento de intraempreendedorismo serve como orientação para o desenvolvimento e o aprimoramento de produtos e serviços. No entanto, o maior desafio está na tarefa de manter o colaborador com esse perfil por mais tempo na empresa, já que ele precisa de um ambiente desafiador, com constante renovação de objetivos e metas, para abraçar novas oportunidades.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail