Search

Tendência: crescimento de acquihires no mercado de tecnologia e inovação

Foto: divulgação.

Por Bruno Padredi, CEO da B2B Match.

Antes de começarmos a falar sobre o crescimento de acquihires no mercado de tecnologia e inovação, é preciso dar um pequeno passo para trás e falarmos sobre o que são acquihires. Em linhas gerais, diferentemente do que já é conhecido nos modelos de aportes tradicionais feitos via participações societárias, os acquihires preveem o licenciamento do uso de tecnologia e a contratação de fundadores e talentos estratégicos de startups.

Quem ‘levantou a bola’ sobre a expansão deste novo modelo foi justamente o recente investimento de US$3 bilhões na Character.AI. Nesse caso, o acordo prevê a contratação de 20% dos colaboradores nos quadros da big tech, incluindo os fundadores, Noam Shazeer e Daniel de Freitas (brasileiro). Esse aporte também prevê o uso das tecnologias criadas pela startup, que segue operando de forma independente.

Outro case de sucesso de aplicação dos acquihires foi da Microsoft ao incorporar a Inflection, no começo de 2024, levando ao comando da divisão global de inteligência artificial da empresa um dos principais empreendedores e executivos de IA do mundo, Mustafa Suleyman. Um acordo realizado entre a Adept e a Amazon, que pagou US$330 milhões para ter acesso a tecnologia e talentos da startup, também impulsionou o modelo em nível global.

Apenas esses três exemplos já mostram a força e potencial do modelo de investimentos de acquihires, sendo os principais motivos para essa expansão o crescente cerco de monopólios de mercado e regulações antitruste que têm envolvido as big techs em todo o mundo.

Por fim, ao observarmos essas movimentações, fica claro que a busca por talentos e soluções está cada vez mais acirrada e, claro, sairá na frente quem for capaz de entender essa tendência, valorizar os profissionais corretos e, claro, apostar em recursos tecnológicos e inovadores.

Compartilhe

Leia também