Search

Data System projeta chegar a 2025 com o dobro do tamanho de 2022

Data System
Foto: divulgação

Mantendo um crescimento médio consistente de 30% ao ano nos últimos cinco anos, a Data System, empresa de Limeira (SP) focada no varejo de calçados e roupas, projeta chegar a 2025 com o dobro do tamanho que tinha em 2022.

Atualmente fisicamente presente em quatro estados brasileiros, a Data System quer chegar a dez ainda neste segundo semestre de 2024, mirando especialmente os mercados de Goiás, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Sul.

Hoje, a empresa, que nunca recebeu aportes, e sempre cresceu com caixa próprio, tem mais de 5 mil clientes, e conta com 155 colaboradores.

Há 29 anos no mercado, a Data System desenvolveu um software de gestão empresarial especializado no varejo de calçados e roupas. O sistema foi criado em 1996, e ganhou uma segunda versão, para ambiente Windows, em 2005.

A terceira geração da ferramenta, a atual, foi lançada em 2012, e passa por atualizações constantes desde então. Hoje, o USE, o software Data System, tem mais de 65 mil usuários cadastrados, e processa mais de 300 mil vendas por dia.

“Nosso software é todo produzido ’em casa’: temos 60 colaboradores desenvolvedores, e lançamos atualizações mensais dos produtos. Fornecemos suporte permanente e também fazemos a migração completa de dados caso o novo cliente já utilize outro sistema de gestão”, explica Rodrigo Roland, CEO e fundador da Data System.

Hoje, a plataforma da Data System conta com nove módulos: Fluxo de Compras (para acompanhamento de pedidos), Gestão de Estoque, Operações de Venda (para aumentar a rapidez e a segurança do processo de finalização de vendas), Metas e Objetivos (definidos para cada loja), KPIs de Vendas, CRM (para acompanhamento e comunicação com a base de clientes), Fluxo Financeiro, E-commerce (uma integração com as principais ferramentas do mercado, para que as lojas contem com uma solução omnichannel completa), e Analytics (ferramenta de business intelligence para monitoramento de dados da rede de lojas).

Diferentes perfis de clientes

Segundo o CEO, a Data System começou atendendo clientes pequenos, que tinham uma ou duas lojas.

“No interior de São Paulo existia muito aquela cultura do crediário, do ‘carnezinho’, e nós surgimos em parte para administrar isso. Mas essas necessidades foram mudando ao longo dos anos. Fomos nos adaptando conforme o perfil do cliente crescia: quando fechamos nosso primeiro cliente que tinha oito lojas, precisamos fazer adaptações. Quando fechamos o primeiro cliente que tinha 50 lojas, precisamos fazer adaptações também”.

Entre os clientes da Data System, estão redes como Real Calçados, Monjuá, Constance, Mundial Calçados e Éconis.

“Hoje atendemos desde o pequeno até as grandes redes; temos conhecimento e capacidade para atender todos os portes, incluindo franquias e redes de lojas”, finaliza.

Compartilhe

Leia também