Siga nas redes sociais

Search

Mirante Tecnologia planeja crescer 50% com nova expansão e framework de IA

Compartilhe

Mirante Tecnologia
Foto: divulgação

A Mirante Tecnologia possui meta de registrar 50% de crescimento em relação ao ano passado, com foco em ampliar sua atuação para as regiões Sul e Sudeste.

Para isso, a empresa está investindo R$ 3 milhões na expansão e em uma iniciativa de inovação, baseada na criação de um framework que utiliza inteligência artificial para desenvolver softwares e potencializar novos produtos digitais.

A expansão para outros mercados começou há alguns anos, mas em 2024 a empresa direcionou novos esforços para esse plano de crescimento, que teve início com a inauguração de uma filial em São Paulo, em 2017.

Com sede em Brasília, a empresa se estruturou em SP nos últimos anos e agora quer fortalecer sua atuação no Sudeste e expandir também na região Sul do país.

Conforme Danilo Custódio, CEO da empresa, atualmente a empresa conta com um executivo focado na região Sul, e está ampliando a equipe que atua nos estados do Sudeste.

“Estamos contratando mais duas pessoas e a nossa expectativa é que a gente dobre de tamanho nesses locais até o final do ano que vem”.

Hoje, a Mirante tem mais de 50 clientes, como Sicoob, Petrobras, Serasa, Unimed, Exército Brasileiro, C&A e Grupo Marista, e conta com mais de 600 funcionários.

Na Mirante, as contratações também estão a todo vapor. Rodrigo Melgar Rodrigues é o mais novo líder de inovação da empresa e está à frente do projeto de inteligência artificial.

Com mais de 17 anos de experiência profissional, tendo atuado na área de tecnologia em grandes companhias, como Nubank, Banco Santander e Oracle, sua experiência e conhecimento fortalecem a área de inovação da Mirante.

“Como líder de inovação, meu papel é o de conduzir nossa jornada rumo ao futuro da tecnologia, utilizando IA como um meio para transformar a forma de fazer negócios”.

O futuro com IA

Com mais de 26 anos de história e com a missão de “cocriar soluções para transformação das organizações e da sociedade”, a Mirante Tecnologia está apostando em um framework exclusivo para aplicar inteligências artificiais específicas para potencializar a criação de produtos digitais.

A ideia vem ganhando forma desde o final de 2023, a partir da utilização de ferramentas de IA já presentes no mercado.

“Existem excelentes ferramentas sendo desenvolvidas por empresas que estão focadas na corrida da Inteligência Artificial. Por isso, em vez de focar em IAs proprietárias, nós estamos criando um framework que utiliza IAs específicas, entre o que existe de melhor e é constantemente aprimorado por essas empresas, para potencializar todo o processo de desenvolvimento de software”.

O objetivo do projeto é utilizar o framework para aumentar a produtividade da Mirante e criar melhores ofertas de negócio para acelerar seus clientes, sem substituir as pessoas que estão construindo o software.

Conforme Danilo comentou, a empresa está criando metodologias e utilizando ferramentas de inteligência artificial para poder evoluir metas como: entregar projetos mais rapidamente, com menor quantidade de recursos, mais qualidade e com uma quantidade de débitos técnicos menores, atendendo de forma otimizada a demanda de seus clientes.

Na prática, Rodrigo explica que é como se o desenvolvimento de software fosse uma esteira com vários aspectos e dentro deles existissem os colaboradores que testam, que criam infraestrutura, que colocam em produção, entre outros.

“A estratégia é justamente cortar isso em fatias menores e verificar quais, dentre as inteligências artificiais disponíveis no mercado, têm maior fit para fazer uma oferta a partir disso”.

No momento, diversas ferramentas de IA estão sendo testadas, cada uma com uma especificação e um objetivo diferente. Iniciado neste ano, o projeto encontra-se no chamado “plano de 100 dias”, focado em três grandes problemas encontrados no ciclo de desenvolvimento: qualidade de código, construção de testes unitários; criação de histórias e levantamento de requisitos.

“Estamos adotando uma abordagem inicial de desenvolvimento em modo rascunho (draft) ou maquete (mock-up), tanto para o front-end quanto para o back-end, com o objetivo de acelerar o processo de construção do projeto”.

De acordo com ele, a meta é que, em uma hora após uma reunião com o cliente, seja possível ter em uma tela a ideia do projeto para validação.

“Isso diminui o que a gente chama de feedback e loopback entre o cliente, desenvolvedor e o analista, porque a jornada vai diminuir e com isso a gente vai ter algo mais palpável e mais rápido, tanto para o cliente validar, como para início do desenvolvimento dos códigos”.

Atualmente, a Mirante Tecnologia já está selecionando processos que realiza para clientes e utilizando as ideias do projeto para validá-lo. Após todos os processos serem verificados e aprovados, a ideia é que, no final de 2025, a empresa já tenha uma lista de ofertas baseadas neste trabalho de inovação. Para este ano, a meta é rodar 100% dos projetos internos da Mirante dentro do framework.

“A minha visão é que a inteligência artificial vai estar em tudo, seja na cocriação de soluções digitais ou em qualquer tipo de trabalho. Ela vai potencializar aquilo que o humano faz e investir é o caminho para se diferenciar”, finaliza.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail