Por Dalton Miranda, diretor comercial na Fibrion.
Basta um clique em uma barra de pesquisa e pronto; o usuário possui a informação na palma da mão. Essa acessibilidade e praticidade é o que representa a era digital e da comunicação em que vivemos, com conteúdo disponível em grande quantidade e em uma velocidade sem precedentes.
Ao mesmo tempo, o que está disponível também gera um poder se escolha para os usuários, que selecionam os conteúdos e mídias que acessam online. A necessidade desse filtro é justificada pela abundância de informação, sobrecarga de dados e estímulos constantes que, muitas vezes, acabam criando mais ruído do que impacto.
O resultado então é este: em vez de seu público se sentir informado, estão dispersos, sobrecarregados e, consequentemente, sem a capacidade de absorver o que realmente importa. Para empresas, a grande questão, especialmente com a presença da IA no cenário, é garantir que a mensagem desejada chegue ao público-alvo com clareza e eficácia.
No entanto, o caminho conta com mais desafios do que oportunidades para esse requisito e instaura uma dúvida: é possível tornar a comunicação mais relevante em um mundo saturado?
Comunicação certa é lucro certo
À medida que o fluxo de informação aumenta exponencialmente, como acontece nos últimos anos devido aos rápidos avanços tecnológicos, o risco de dispersão cresce na mesma proporção. Isso torna a entrega da mensagem certa, na hora certa e para o público certo, um verdadeiro dilema para empresas e marcas.
Simplesmente, o bombardeio diário de dados faz com que as pessoas selecionem o conteúdo que farão seus minutos valiosos valer a pena. Em suas telas de smartphone, tablets ou notebooks, o público busca por conexão e está atento ao que aparece em seus dispositivos. É justamente nessa situação que se torna essencial filtrar e personalizar a comunicação, a fim de não perder uma oportunidade boa de se comunicar com o usuário e o chamar para conhecer sua marca.
Para isso, é necessário investir em soluções que comuniquem mensagens com a garantia de que o público dará 100% de atenção. Ferramentas de Wi-Fi Inteligente, voltadas para essa discussão, são capazes de potencializar a distribuição de banda e possibilitar às estratégias de comunicação se concentrarem em entregar o conteúdo para o contexto específico do seu público e forma assertiva, sem medo de ser dispensado ou ignorado.
Em outras palavras, ao invés de enviar mensagens em massa, a personalização de um Wi-Fi Inteligente faz ajustes finos para que informações irrelevantes ou repetitivas sejam descartadas rapidamente e um conteúdo conciso, útil e bem direcionado faça a diferença na forma como a mensagem é percebida e recebida.
Resumidamente, isso significa aumentar o engajamento e diminuir o ruído! Considerando que o Brasil é o segundo país com mais pessoas em frente a uma tela, com mais da metade das 16 horas que os brasileiros passam acordados sendo destinado para o uso de smartphones e computadores, segundo dados da pesquisa Digital 2023: Global Overview Report, capturar essa atenção da forma certa nunca foi tão importante e valioso.
E quanto a infraestrutura da comunicação?
Certamente, a infraestrutura que sustenta a comunicação é outro aspecto crítico nesse mundo saturado e com bombardeios recorrentes de informações nem sempre relevantes. Empresas que já utilizam o W-Fi Inteligente também conseguem cuidar dessa parte essencial, mantendo a conexão estável e com alto desempenho, independentemente do número de dispositivos conectados.
Tudo começa com um passo simples de digitalização: oferecer Wi-Fi de boa qualidade, de forma segura e estável, que possibilita às marcas analisarem dados a partir da conexão e gerar comunicações, como campanhas de vídeos ou banners, que falem diretamente com o público desejado, um grande diferencial nos dias atuais.
Por isso, quando uma empresa investe em soluções de Wi-Fi, a melhoria não está sendo aproveitada apenas para a experiência dos clientes ou colaboradores; está também criando condições propícias para uma comunicação eficiente, contínua e fluida.
Em tempos em que o meio digital se tornou o meio de comunicação em muitos aspectos, inclusive no diálogo entre empresa e consumidor, soluções de W-Fi inteligente conseguem analisar precisamente o comportamento dos usuários, fornecendo dados para insights de melhoria, segmentação e personalização de campanhas.
Para finalizar, o futuro da comunicação não está em aumentar o volume, mas em reduzir o ruído e proporcionar uma experiência mais rica e impactante para quem recebe a mensagem.
Com a presença da tecnologia avançada e a sobrecarga de dados, se comunicar de forma eficaz depende de um sinal de Wi-Fi Inteligente, que filtre, priorize e garanta a qualidade e o destaque da mensagem mesmo em meio a saturação de informações.