Por Felipe Lopes, CEO e sócio da Expertisa Saúde.
É fato. A tecnologia passou de um adicional para uma aliada indispensável no mundo dos negócios. Uma prova disso é que 74% das pequenas e médias empresas (PME’s) brasileiras utilizam inteligência artificial atualmente, de acordo com um estudo da Microsoft em parceria com a Edelman.
Dentre as centenas de setores e áreas que é capaz de atuar, a tecnologia desempenha um papel crucial na promoção da regulamentação do trabalho. Com o uso de ferramentas avançadas, as empresas podem garantir que todas as obrigações legais sejam cumpridas de maneira eficiente e precisa, minimizando o risco de multas e protegendo tanto os funcionários quanto a própria organização.
A automação dos processos de auditoria de CNPJ, por exemplo, não apenas reduz o risco de erro humano, mas também permite que as empresas monitorem em tempo real o status dos compromissos legais. Isso oferece uma camada adicional de tranquilidade, ao mesmo tempo em que otimiza recursos e permite uma gestão mais eficaz.
Além disso, ao prevenir falhas no cumprimento de normas, a tecnologia também pode ajudar a evitar demandas adicionais significativas, garantindo que as empresas possam se concentrar em operações principais sem se preocupar com possíveis sanções ou penalidades.
No Brasil, a segurança do trabalho é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e por normas regulamentadoras (NRs) específicas, que estabelecem requisitos e diretrizes para proteger a integridade dos funcionários. O descumprimento dessas normas pode resultar em multas pesadas e, em casos mais graves, processos trabalhistas e danos reputacionais.
Ser aderente a implementação da tecnologia nesse processo traz, além da conformidade, inúmeros benefícios para as corporações. Melhor gerenciamento de atividades, tempo, exatidão nos processos e divisão de tarefas são vantagens visíveis e alcançáveis.
Outra vantagem do uso é a agilidade no processamento das informações para obter resultados em questão de minutos, permitindo que medidas corretivas sejam tomadas de maneira imediata, se necessário. Isso pode ocorrer de forma pontual, mas é fundamental para garantir o bem-estar dos trabalhadores e manter uma reputação positiva para a empresa, evitando ocorrências que poderiam ser facilmente evitadas.
A inovação é responsável por otimizar uma parcela significativa dos processos envolvidos na indústria. Usá-la para, também, garantir o cumprimento de obrigações legais pode ser capaz de definir o sucesso, a expansão e a imagem de uma empresa. Manter a competitividade no mercado é possível e não precisa ser tão complexo. Muito pelo contrário.