Siga nas redes sociais

Search

Com expectativa de faturar R$ 200 milhões, Printi desenvolve IA própria

Compartilhe

Hans Lenk - CEO Printi
Foto: divulgação

A Printi, empresa do Grupo Cimpress, passa por uma transformação de posicionamento. Além de uma nova marca, a companhia lança uma plataforma one stop shop com produtos e serviços gráficos personalizados, e anuncia a criação de uma inteligência artificial própria.

Com esse novo posicionamento e recursos de IA, a Printi ampliará e diversificará seu catálogo de produtos ao ser a única gráfica 7 em 1 do Brasil oferecendo desde papelaria, editorial, rótulos, adesivos, brindes e embalagens, a comunicação visual e sublimação.

A ideia é ser uma plataforma one stop shop do segmento, que oferece um portfólio robusto com uma gama de produtos personalizados em baixas e médias quantidades para todos os portes de empresas.

Além disso, a companhia remodelou seu atendimento ao consumidor e criou um canal de vendas para atender os clientes com maior recorrência. Quem compra frequentemente passa a ser atendido por meio de uma equipe de Key Accounts que vai oferecer serviços e condições especiais.

Para o desenvolvimento do projeto construído a quatro mãos, a escolha foi a Meiuca, estúdio de produtos digitais e tecnologia, referência em design system.

“A mudança da marca foi motivada a partir da necessidade de alinhar a percepção externa com a realidade das operações internas e capacidades tecnológicas, reposicionando a empresa como uma solução completa e consultiva no mercado gráfico e não apenas uma gráfica comum. Não queremos mais ser vistos como um fornecedor online de serviços de impressão, mas sim uma empresa focada na experiência do cliente e que entende a necessidade de entregar produtos de muita qualidade”, afirma Hans Lenk, CEO da Printi.

Com essa movimentação, a expectativa da Printi é faturar R$ 200 milhões neste novo ano fiscal, iniciado em julho de 2024, o que representa um crescimento de 30% em comparação com o ano anterior, a partir de 2024.

Atualmente, a companhia possui cerca de 760 mil clientes e 443 colaboradores e, somente em 2023, a empresa produziu cerca de 570 mil itens e teve 389 milhões de impressões. Para 2024, a projeção é contar com mais de 476 milhões de impressões.

Para alcançar esse objetivo, a marca desenvolveu uma inteligência artificial própria a partir de um processo estratégico e colaborativo para atuar em três frentes:

A primeira está relacionada a agentes de personalização que envolvem: assistente de criação de logos de alta qualidade; curadoria de templates relevantes com base no objetivo do consumidor, proporcionando uma experiência personalizada e eficiente; e, por fim, a interface de design do produto online, onde as pessoas podem personalizar os produtos de forma simples e eficaz, mesmo sem experiência prévia, por meio de ferramentas de arrastar e soltar, pré-visualizações em tempo real e opções de personalização automatizadas.

Dessa forma os usuários poderão criar designs únicos alinhados com sua marca, garantindo que o resultado seja sempre de alta qualidade e adequado às suas necessidades específicas.

A segunda atuação está relacionada aos produtos e serviços que serão recomendados para os clientes com base no histórico de compras e preferências, e a terceira auxilia os usuários com dúvidas e questões básicas, utilizando a base de conhecimento da área de atendimento e reduzindo os custos operacionais ao responder a perguntas frequentes sem a necessidade de intervenção humana, permitindo que os atendentes se concentrem em questões mais complexas.

“A nova tecnologia vai transformar nossas operações, proporcionando um alto grau de personalização e eficiência. Com essas inovações e serviços disponíveis, vamos nos diferenciar ainda mais no segmento, oferecer mais produtos e serviços direcionados, democratizar o acesso a produtos gráficos garantindo que os clientes encontrem o que precisam, aumentando a precisão de recomendações, reduzindo os erros e diminuindo significativamente os custos operacionais. Com isso, queremos revolucionar o mercado gráfico, elevar o nível de entregas e sermos reconhecidos como líderes inovadores e confiáveis no setor que estamos inseridos”.

Segundo Thiago Hassu, CEO e fundador da Meiuca, a Printi entendeu os novos movimentos do mercado e elevou o padrão com o reposicionamento de marca e o novo site baseado em inteligência artificial.

“Assim como a IA está mudando a forma como interagimos com as tecnologias, ela vai transformar, em breve, como os negócios são pensados. Empresas que entendem esse grande movimento, que está só no começo, saem na frente”, finaliza.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail