Por Danilo Pecorari, CEO da :hiperstream.
A inadimplência é um desafio recorrente para muitas empresas, impactando negativamente o fluxo de caixa e a saúde financeira dos negócios. O indicador realizado pela CNDL e pelo SPC Brasil aponta que em abril de 2024 o número de inadimplentes chegou a mais de 68 milhões de brasileiros, isso significa que quatro em cada dez brasileiros adultos estão inadimplentes.
Um dos motivos por trás desse cenário está na complexidade da jornada financeira dos clientes, o que contribui para atrasos nos pagamentos e evidencia a necessidade de uma comunicação financeira mais eficaz. O ciclo de faturamento e recebimento deve ser cuidadosamente gerenciado pelas empresas, garantindo que cada etapa seja clara e acessível para evitar inadimplência. Essa é uma ponta importante da jornada financeira, que frequentemente acaba sendo subestimada.
Para isso, integrar inteligência aos processos de faturamento e cobrança é fundamental para melhorar a eficiência e a satisfação do cliente, além de facilitar seus métodos de pagamento. A tecnologia pode ser uma aliada que catalisa a transformação desses processos, proporcionando personalização e eficiência na comunicação financeira.
A tecnologia como instrumento de integração
Integrar os processos de faturamento e cobrança é possível através da inovação digital, oferecendo uma visão holística e facilitada dos dados financeiros dos clientes. Ferramentas avançadas de análise de dados permitem que as empresas compreendam melhor o comportamento de pagamento dos clientes, identificando padrões e antecipando possíveis inadimplências.
A automação, um aspecto fundamental da tecnologia, também ajuda a reduzir os erros e acelerar as transações, garantindo que as faturas sejam emitidas corretamente e dentro do prazo. É preciso entregar análise e validação de dados com uma comunicação inteligente e hipersonalizada para essa fatura chegar até o cliente de forma eficaz. Dessa forma, a jornada financeira começa a ter menos atritos e ofertar uma experiência altamente engajadora para os clientes de uma empresa.
Personalização, humanização e comunicação omnicanal
Personalizar a jornada financeira traz uma vantagem significativa para que os sistemas de gestão de relacionamento com o cliente e as plataformas de comunicação omnicanal possam trazer insights para as empresas sobre seus consumidores. Com o acesso a essas informações, é possível segmentar seus clientes e enviar avisos sobre faturas e cobranças de maneira mais assertiva. Isso aumenta a eficácia da comunicação, tornando-a mais relevante e acessível, melhorando as taxas de pagamento.
Ao adotar uma abordagem omnicanal, empresas alcançam seus clientes onde quer que eles estejam, seja por e-mail, SMS, aplicativos de mensagens ou telefonemas. A integração e a automatização de ferramentas tornam os processos de interação com os clientes mais consistente e oportuna, facilitando grande parte do operacional de uma empresa.
Estamos falando de um atendimento ao cliente centralizado, melhorando a eficiência, com uma experiência mais coesa e satisfatória para o cliente, permitindo que ele resolva suas questões financeiras de maneira rápida e conveniente. Usar o nome do cliente, entender seu histórico de pagamento e adaptar o tom da mensagem às suas preferências são estratégias que melhoram o fluxo de cobrança e reduzem atrasos de pagamento por parte dos clientes.
Portanto, o processo de faturamento e cobrança pode deixar de vivenciar a alta inadimplência – ou no mínimo minimizá-la – quando empresas investem em tecnologia de integração, tornando o fluxo inteligente e condizente com a simplicidade e entregabilidade que os clientes necessitam. Transformando a jornada financeira através da tecnologia, a organização consegue fortalecer o seu relacionamento financeiro com os clientes e, consequentemente, proteger o fluxo de caixa.