Search

Como a energia solar pode ser aproveitada em soluções de vigilância para áreas rurais? 

Foto: divulgação.

Por Vagner Medeiros, engenheiro eletricista e mestre em engenharia biomédica pela PUC-SP e gestor Comercial na MDX Telecom. 

Na atualidade, a preocupação com a segurança vem crescendo cada vez mais, não só em áreas urbanas, mas também em zonas rurais. Imagine sentir que sua propriedade rural está segura, mesmo a quilômetros de distância. Hoje isso pode ser uma realidade. As soluções de monitoramento estão se tornando mais econômicas e versáteis, e com isso, mais acessíveis também. Assim, ao adquirir essas novas soluções, existem vários benefícios, incluindo a tranquilidade de ter segurança. 

A mais nova estratégia de supervisão são as câmeras de vigilância alimentadas por energia solar. Com tecnologias inovadoras, elas possibilitam o monitoramento de tudo que está acontecendo. Além disso, não é necessário ter acesso à rede elétrica, pois elas funcionam capturando a energia solar durante o dia e armazenando-a em baterias, assim possibilitando o uso contínuo. O dispositivo também possui modulo 4G para transmissão de dados. Dessa forma, independentemente se o dia está ensolarado ou não, se é noite ou dia, elas funcionam da mesma maneira com uma solução completa para locais remotos.

Um olhar sobre os benefícios dessa nova tecnologia

De acordo com o SEIA (Solar Energy Industries Association), a capacidade de energia solar nos Estados Unidos aumentou 77% em 2023, em comparação com 2022, um dado que releva a expansão rápida desse recurso e mais: sua viabilidade e eficiência para necessidades específicas.

No caso de zona rurais, a energia solar pode ser usada em câmeras de vigilância, equipamentos que combinam tecnologia avançada e eficiência operacional. Com imagens coloridas de alta resolução, conectividade avançada e armazenamento flexível, essas câmeras são uma solução confiável. Então, essa é a alternativa ideal para áreas rurais, visto que podem ser usadas para monitoramento de animais, controle de acesso e até mesmo supervisão de processos agrícolas. 

Em ambientes rurais, a falta de infraestrutura e de serviços básicos pode tornar esses locais vulneráveis a furtos e invasões, por isso, é essencial o uso de monitoramento autossuficiente. Essas câmeras oferecem acesso remoto, permitindo que tudo seja acompanhado em tempo real pelo celular. Se trata de uma combinação perfeita de eficiência e inovação.

A integração e manutenção facilitadas

Quando falamos de integração de sistema de vigilância alimentados por energia solar em áreas rurais podemos pensar em uma série de vantagens logísticas e operacionais. Uma das principais é a facilidade de instalação, já que esses sistemas não dependem de uma infraestrutura elétrica pré-existente, o que reduz significativamente os custos e o tempo de implementação.

Além disso, manter esses sistemas é mais simples e econômico, já que as câmeras de vigilância são projetadas para serem robustas e duráveis, suportando condições climáticas diversas. Com a energia sendo captada e armazenada em baterias, a necessidade de manutenção frequente é reduzida e isso é especificamente importante para a zona rural, uma vez que o acesso às manutenções pode ser complicado e dispendioso.

Essa integração, por isso, melhora tanto a segurança quanto a infraestrutura das propriedades rurais. Ao utilizar energia solar, os sistemas reduzem a dependência de combustíveis fósseis e diminuem a pegada de carbono da propriedade.

Sendo um passo significativo para autossuficiência energética nas áreas rurais, a energia solar direciona essas propriedades para uma gestão mais sustentável e eficiente, utilizando os recursos naturais disponíveis e transformando-os em vantagens que colaboram para segurança.

Assim, investir em câmeras solares é mais do que proteger seu patrimônio, é adotar uma solução moderna que alia segurança, economia e sustentabilidade, proporcionando tranquilidade e controle em qualquer lugar e a qualquer momento.

Compartilhe

Leia também