Com o avanço acelerado da tecnologia, a Inteligência Artificial (IA) tem se consolidado como uma aliada estratégica para a gestão de pessoas e processos de Recursos Humanos (RH).
Um estudo da Gartner revelou que 38% dos líderes do setor já exploraram ou implementaram soluções de IA em suas organizações, buscando otimizar a eficiência dos processos. Esses gestores reconhecem que, sem a implementação de IA nos próximos 12 a 24 meses, suas empresas podem ficar para trás no que diz respeito ao sucesso organizacional.
“A Inteligência Artificial representa um divisor de águas na gestão de recursos humanos. Ao implementar a IA aos programas de treinamento, é possível fornecer trilhas de aprendizados e feedbacks assertivos, com análises detalhadas. Isso maximiza o impacto e a eficácia dos treinamentos, o que ajuda a identificar rapidamente áreas de melhoria e atuar diretamente nos pontos críticos, agilizando a resolução de problemas e otimizando os processos de desenvolvimento de talentos”, aponta Fábio Falcão, CEO da IARIS, startup especializada em aplicações de inteligência artificial.
Diante desse contexto, o CEO destaca quatro evidências de como a IA está revolucionando os processos de Recursos Humanos. Confira a seguir!
1. Personalização de trilhas de aprendizagem
Por meio da análise de dados e da compreensão do histórico, desempenho e estilo de aprendizado de cada talento, a IA ajuda a criar planos de carreira personalizados. Conforme o colaborador avança nas trilhas, a IA ajusta o conteúdo com base em seu progresso.
Isso permite que o treinamento seja mais relevante e eficaz, focando nas habilidades que realmente precisam ser aprimoradas. Além disso, melhora a comunicação entre gestores e funcionários.
2. Certificação
A certificação do aprendizado é necessária para medir o grau de aproveitamento para cada talento, ampliando a qualidade da formação realizada. Ferramentas de IA são grandes aliadas na certificação da educação corporativa e desenvolvimento profissional, além de permitir identificar fraudes em exames de certificação aplicados.
3. Análise preditiva para retenção de talentos
Com o auxílio da tecnologia, organizações podem analisar comportamentos, padrões de trabalho e satisfação dos colaboradores para prever riscos e tomar medidas preventivas para reter os melhores talentos.
Um exemplo são os softwares de gestão de pessoas que utilizam dados para gerar insights sobre o clima organizacional e identificar pontos de melhoria que contribuem para aumentar a retenção de talentos.
4. Inovação no setor
Por meio de plataformas corporativas com implementação de inteligência artificial, o setor de recursos humanos consegue ter processos ainda mais otimizados. Entre eles, estão a redução de erros e tarefas manuais, aumento da produtividade e engajamento e diminuição de tempo são apenas alguns dos exemplos que podem ser citados.