Este ano foi desafiador para o mercado de agências. Entre ajustes de orçamento, clientes mais exigentes e pressão por resultados rápidos, o cenário nos obrigou a ser criativos e resilientes em tempo integral – concorda?
Apesar disso, 2025 já sinaliza um cenário mais otimista. Segundo projeções do GroupM divulgadas pelo portal AdAge, os gastos globais com anúncios deverão ultrapassar a marca de US$1 trilhão no próximo ano, impulsionados pela globalização e pelo avanço da inteligência artificial. Além disso, estamos vendo mudanças promissórias, com marcas dispostas a investir em novas formas de parceria e o desenvolvimento de consultorias que prometem reinventar a relação comercial entre marcas e agências, como a B.done.
Dizem que se o conselho fosse bom, não seria dado, mas vendido. Porém, acredito que, para o nosso mercado se fortalecer e oferecer boas oportunidades para todos, a troca de insights é essencial. Por isso, gostaria de compartilhar algumas ideias que considero estratégicas para o crescimento da sua agência em 2025.
Modernize seu modelo de agência
O mercado mudou e as necessidades dos clientes também. É hora de revisar seu modelo operacional, focando em flexibilidade e soluções adaptadas às demandas de um público mais segmentado e exigente. Há grandes oportunidades para modelos de agência que misturam consultoria estratégica com entregas criativas personalizadas. Adotar estruturas mais ágeis e flexíveis pode ser uma chave para competir em um mercado que exige resultados rápidos e escaláveis.
Planeje com base em dados
Não será mais possível tomar decisões baseadas no “feeling”. Invista em ferramentas que entregam análises robustas e desenvolvidas. No próximo ano, é esperado que as empresas brasileiras acelerem a adoção de ferramentas de análise avançadas para promover campanhas e melhorar a experiência do cliente. Inclusive, estudos indicam que o mercado global de análise de dados deve atingir um crescimento significativo, impulsionado pelo aumento da digitalização e da integração de tecnologias.
Inteligência artificial além do básico
Em 2025, a inteligência artificial deve ir além da automação básica e se consolidar como um diferencial competitivo em processos criativos e estratégicos. Ferramentas baseadas em IA, como plataformas generativas e modelos preditivos, podem ser utilizadas para criar campanhas altamente personalizadas e otimizar decisões em tempo real. Segundo a McKinsey, empresas que integram IA em seus fluxos de trabalho podem aumentar a eficiência operacional em até 40%.
O mercado de agências é resiliente e criativo por natureza. Em um ano que promete desafios e oportunidades, nosso foco precisa estar em fazer diferente, com inteligência, tecnologia e ousadia. Afinal, é na adversidade que nascem as soluções mais transformadoras.