Search

Startup brasileira expande suporte emocional por IA para EUA e Europa

Sávio Arruda
Foto: divulgação

Ter apoio emocional acessível e imediato, disponível 24 horas por dia, já não é mais um sonho distante. Aproveitando o avanço da Inteligência Artificial, a Serena, startup brasileira que oferece suporte psicológico via WhatsApp, está expandindo suas operações para os EUA e Europa.

Em apenas quatro meses de operação no Brasil, a empresa realiza, em média, 500 atendimentos por dia, totalizando 65 mil desde seu lançamento. Com a expansão, a companhia espera atingir 100 mil usuários até o final de 2025.

A empresa oferece uma solução digital para atender a crescente demanda global por suporte psicológico. A IA da empresa é treinada a partir de conteúdos assinados pelo Dr. Marco Abud, psiquiatra formado pela USP e especialista em Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), técnica comprovada e adotada no mundo todo para tratar questões emocionais, como ansiedade e depressão.

“A expansão internacional é um movimento natural para nós, especialmente considerando o cenário atual da saúde mental global. Nossa tecnologia, desenvolvida e aperfeiçoada no Brasil, oferece uma solução única para um problema universal: o acesso rápido, irrestrito e acessível ao suporte emocional”, afirma Sávio Arruda, CEO da Serena.

Cenário global

A escolha dos mercados não foi por acaso. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 5,9% da população americana sofre com transtornos depressivos, e o país registrou 49.449 casos de suicídio em 2022.

Na Europa, o cenário também é alarmante: uma pesquisa do Eurobarómetro mostra que 46% da população experimentou problemas emocionais nos últimos 12 meses, um aumento expressivo em relação ao período pré-pandemia.

“O Brasil nos serviu como um excelente laboratório para aperfeiçoar nossa tecnologia. Desenvolvemos uma IA capaz de compreender nuances emocionais e oferecer suporte baseado em técnicas terapêuticas cientificamente comprovadas. Agora, estamos adaptando essa tecnologia para diferentes contextos culturais e linguísticos”.

Para se consolidar nestes mercado, a empresa aposta em três pilares como seu principal diferencial competitivo: disponibilidade 24/7, escalabilidade instantânea e familiaridade da interface.

“O WhatsApp é uma plataforma global, com mais de dois bilhões de usuários, só nos Estados Unidos a empresa conta com mais de 100 milhões de usuários, o que nos permite escalar rapidamente sem exigir novos aplicativos ou interfaces complexas”.

A startup planeja introduzir novas funcionalidades personalizadas para cada mercado. A meta é atender uma demanda reprimida por soluções acessíveis em saúde mental.

“Não queremos apenas exportar a solução, mas criar um ecossistema global de suporte à saúde mental”, finaliza.

Compartilhe

Leia também