Janeiro Branco traz à tona um alerta importante sobre a saúde mental no Brasil. A campanha, que visa promover a conscientização sobre a prevenção de doenças emocionais e psicológicas, adquire um significado ainda maior quando se trata do ambiente de trabalho.
A rotina pode ser desafiadora, e muitas vezes, as pressões externas e internas levam ao desenvolvimento de distúrbios emocionais que afetam a qualidade de vida, o bem-estar e a produtividade dos colaboradores.
Num cenário cada vez mais complexo, onde as jornadas de trabalho se intensificam e as responsabilidades se acumulam, as empresas têm o papel fundamental de priorizar a saúde mental dos seus contratados.
Durante o Janeiro Branco, Fabiola Molina, especialista em desenvolvimento de carreiras, chama atenção para a necessidade de criar espaços e rotinas que favoreçam a saúde emocional no trabalho:
“Não é apenas para prevenir doenças como ansiedade e depressão, as empresas necessitam também promover um ambiente mais equilibrado e produtivo para que todos estejam em harmonia e queiram estar la para produzir mais e mais todos os dias”.
Estudos apontam que os problemas emocionais podem afetar diretamente a produtividade e o engajamento dos colaboradores. A pressão para cumprir metas, a falta de reconhecimento, a sobrecarga de tarefas e o ambiente competitivo podem desencadear transtornos como estresse, burnout, síndrome do pânico e depressão.
Esses fatores não afetam apenas o indivíduo, mas também geram custos elevados para as empresas, com aumento de faltas dos funcionários, queda no desempenho e até mesmo o afastamento de deles. Além disso, as doenças relacionadas à saúde mental são cada vez mais presentes em diagnósticos médicos, o que torna urgente a construção de uma cultura corporativa que valorize a saúde emocional.
“As empresas que promoverem, promoção de bem-estar, apoio psicológico, espaços de escuta, redução do estigma, gestão de carga de trabalho, sairão na frente das outras e terão um ambiente saudável”, complementa.
Durante o mês, as empresas podem aproveitar a campanha Janeiro Branco para realizar palestras, workshops e campanhas educativas sobre a saúde mental.
“Este é um momento para refletir sobre os desafios da saúde emocional no trabalho e promover uma mudança de mentalidade, criando ambientes que acolham e valorizem os aspectos psicológicos e emocionais dos colaboradores. O governo também anunciou que a partir de março, as empresas que tiverem em seu cronograma, ações que promovam a saúde mental dos colaboradores, ganharão um selo. Basta apresentar o plano e será reconhecida por 2 anos como empresa parceira da saúde mental”, finaliza.