A Lumo Robotics, startup que desenvolve robôs de limpeza de painéis solares, captou R$ 1 milhão na primeira rodada de investimento, liderada por investidores-anjo e pela Gera Climate Ventures.
O recurso será usado para acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias e iniciar um plano de expansão regional.
Com a inovação da solução, o baixo consumo de água é um dos principais benefícios do aparelho, que utiliza aproximadamente 1,4 litro por painel, sendo que tradicionalmente são utilizados em torno de 9 litros.
Fundada em 2022, a empresa também oferece um sistema completo, que combina uma solução de hardware, o robô de limpeza, e outra de software, plataforma que fornece dados e análises sobre o desempenho da limpeza na geração de energia.
“Estamos muito felizes com o resultado desta rodada de investimento. Os recursos captados nos permitirão acelerar nossos produtos e expandir nossa presença no mercado. Este é um benefício tanto para nós quanto para as usinas e compilados de painéis solares, que poderão aumentar a eficiência e reduzir custos operacionais”, afirma Gabriel Batista, CEO e cofundador da Lumo Robotics.
Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), São Paulo se estabelece como o estado com maior capacidade de Geração Distribuída fotovoltaica instalada, quando a energia é gerada bem próximo ao local de consumo, com 4.215,0 MW.
Atualmente, são 2.713.910 sistemas fotovoltaicos ligados à rede, o que contribuiu para que a produção de energia elétrica por meio de fontes solares batesse recordes, resultando em uma potência instalada de 44.397,0 MW, equivalente a 19% de toda a matriz elétrica nacional.